Internacional

Greta Thunberg: Quem são (e onde estão) os pais da jovem sueca que quer salvar o planeta?

3 Dezembro, 2019

A sueca Greta Thunberg, de 16 anos, chegou esta terça-feira a Portugal depois de 21 dias em alto mar. Com quem veio? Quem são - e onde estão - os pais?

A sueca Greta Thunberg, de 16 anos, atracou esta terça-feira, dia 3, na Doca de Santo Amaro, em Lisboa, depois de uma viagem transatlântica de 21 dias num catamarã entre os EUA e Portugal. A jovem ativista pelo ambiente fica no nosso País durante dois dias, seguindo depois para Madrid, Espanha, onde participará na cimeira do clima da Organização das Nações Unidas (COP25).

Veja as imagens da chegada a Lisboa na galeria acima.

Greta estava nos Estados Unidos desde 28 de agosto. Um ano antes, chamava a atenção do mundo ao faltar às aulas, na Suécia, para se sentar à frente do Parlamento e protestar contra o Aquecimento Global.

Já todos ouvimos falar na «menina verde», mas quem são, afinal, os seus pais? A verdade é que estes, Malena Ernman e Svante Thunberg, são bem conhecidos na Suécia: Ela é uma das mais conceituadas cantora de ópera e ele é ator e produtor de teatro. São casados desde 2004.

Em 2009, a mezzosoprano Malena, de 49 anos, saltou do mais restrito universo lírico, onde se tinha estreado em 1997, para a ribalta quando foi eleita para representar o seu país no Festival Eurovisão da Canção. Interpretou o tema La Voix (A Voz) e ficou na 21ª posição no maior certame europeu de música. Atualmente, tem seis discos editados.

Além disso, e à conta da luta da filha, decidiu dedicar-se também à proteção ambiental. Já escreveu dois livros, um em 2018 e outro este ano, nos quais conta a história da família e os esforços que fazem em nome da Natureza.

Já Svante Thunberg, com 50 anos, interpretou a série de televisão Skargardsdoktorn, emitida entre 1997 e 2000. Nos últimos anos, tem-se dedicado a gerir a carreira da mulher.

Além de Greta, Malena e Svante são ainda pais de Beata, de 14 anos, também ela dedicada ao ativismo e à música. Já lançou um álbum e tem mostrado os seus dotes de cantora na TV sueca.

Tal como a irmã, Beata também sofre de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Greta tem ainda Síndrome de Asperger.

Quem trouxe Greta a Lisboa?

A aventura de Greta que passa por Lisboa é acompanhada pelo pai da adolescente. A mãe e a irmã ficaram, ao que tudo indica, na Suécia.

Além de pai e filha, a viagem foi ainda feita pelo casal de youtubers australianos Riley Whitelum e Elayna Carausu, que se fazem acompanhar do filho de 11 meses, e pela velejadora profissional Nikki Henderson.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Nuno Moreira e reprodução redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top