Notícias e TV

Já há novas atualizações do estado de saúde de Maria Rueff! Familiar conta todos os pormenores

27 Novembro, 2019

Maria Rueff deu entrada nas urgências do hospital de Santa Marta, situado no centro de Lisboa, às 12h30 desta terça-feira, 26 de novembro.

Menos de 24 horas depois de ter dado entrada nas urgências do Hospital de Santa Marta, em Lisboa, após ter sofrido um enfarte do miocárdio, Maria Rueff continua internada nos Cuidados Intensivos daquela unidade hospitalar da capital.

A TV 7 Dias avança, em exclusivo, a atualização do estado de saúde da atriz de 47 anos. «A Maria teve ontem um enfarte e está nos cuidados intensivos mas livre perigo. Fez cateterismo», revela fonte familiar.

Maria Rueff deu entrada nas urgências do hospital de Santa Marta, situado no centro de Lisboa, às 12h30 desta terça-feira, 26 de novembro. A atriz de 47 anos estava acompanhada do amigo e ator Fernando Fernandes (FF) e foi transportada de maca. A TV 7 Dias tem tentado entrar em contacto com vários amigos da atriz, até ao momento sem sucesso.

O que é um enfarte do miocárdio?

O enfarte do miocárdio é a designação dada a um “ataque cardíaco”. Ocorre quando uma ou mais artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas e este órgão não recebe sangue e oxigénio nas quantidades de que necessita. Nessas condições, as células da área do coração afetada morrem.

Um enfarte do miocárdio é uma emergência médica que requer tratamento imediato.

A maioria dos enfartes do miocárdio é causada por coágulos que, por sua vez, resultam do processo de aterosclerose, que envolve estreitamento e rigidez das artérias. A presença de níveis elevados de triglicéridos e de colesterol LDL conduz à formação de placas no interior das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo.

Nas duas últimas décadas, tem verificado na população portuguesa uma redução significativa na taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares ou doenças do aparelho circulatório. Mesmo assim, as doenças do aparelho circulatório são ainda a principal causa de morte em Portugal, e em todos os países europeus.

Em 2011, a taxa de mortalidade por enfarte do miocárdio em Portugal foi de 24,2/100000 habitantes. O número de óbitos no mesmo ano foi de 4366.

Quais as causas do enfarte do miocárdio?

Como se referiu, o enfarte do miocárdio resulta da interrupção do fluxo de sangue para o coração com consequente morte do tecido não irrigado.

A causa mais comum para esse bloqueio é a aterosclerose. Para esta contribuem factores como a hipertensão arterial, os níveis elevados de colesterol LDL (o “mau” colesterol), a acumulação do aminoácido homocisteína, o tabaco, a diabetes e a inflamação crónica.

Fique ainda a saber como é que se manifesta o enfarte do miocárdio aqui.

Texto: Raquel Costa e Patrícia Branco | Fotos: Arquivo Impala

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0