Nacional

Lili Caneças tem menstruação aos 75 anos. Especialista explica o ‘fenómeno’

7 Fevereiro, 2020

Lili Caneças, a rainha do jet set português, revelou que, aos 75 anos, ainda tem menstruação. Especialista confirma que é possível.

A ‘rainha do jet set português’, Lili Caneças, deixou todos boquiabertos no programa 5 para a meia-noite, da RTP, ao revelar que, aos 75 anos, continua a ter menstruação.

A revelação inesperada foi feita numa reportagem emitida, esta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, no late night show da RTP. «Eu continuo a tomar hormonas. Portanto, ainda hoje tenho período, imagina», respondeu a socialite a Beatriz Gosta, personagem interpretada por Marta Bateira.

A repórter ficou admirada com a inconfidência de Lili Caneças e a socialite acabou por confessar que esta era a primeira vez que estava a falar sobre o assunto em público. «Oh my God! É a primeira vez que estou a dizer isto! É uma vergonha!», exclamou. «Se calhar, ainda posso ficar grávida», brincou ainda.

Ginecologista explica o ‘fenómeno’

A esta altura, deverá estar a questionar-se se tal situação pode ser realmente possível? O site da revista Maria falou com a especialista Maria do Céu Santo, ginecologista-obstetra, que explicou o ‘fenómeno’.

«É uma ‘falsa’ menstruação», afirma a especialista, explicando que, quando as mulheres fazem terapias à base de hormonas femininas, como a terapia hormonal de substituição, à qual muitas mulheres recorrem depois da menopausa, pode ocorrer uma ‘menstruação falsa’ que não é nada mais, nada menos, do que uma perda de sangue provocada pelas hormonas administradas.

Esta ‘menstruação falsa’ é tecnicamente conhecida por ‘hemorragia de privação’ e também ocorre quando as mulheres tomam a pílula anticoncecional. «A menstruação que as mulheres têm quando tomam a pílula não é uma verdadeira menstruação, é uma hemorragia de privação que ocorre quando os níveis das hormonas descem no período de interrupção da  pílula», explica a ginecologista.

terapia hormonal de substituição, também conhecida como terapia hormonal de compensação, é a terapia que pode ser realizada depois da menopausa para repor a queda de estrogénios comum nesta fase da vida da mulher e aliviar os sintomas associados como afrontamentos e suores, insónias, falta de desejo sexual e depressão.

Veja também: Lili Caneças faz tratamento inovador numa cápsula com 160 graus negativos | VÍDEO
Texto: Sofia Santos Cardoso | Fotos: Reprodução de Redes Sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0