Nacional

Micaela Oliveira reage a acusações de ter copiado o vestido de Cristina Ferreira

3 Outubro, 2019

A autora do primeiro vestido de Cristina Ferreira, nos Globos de Ouro 2019, foi acusada de ter copiado o modelo de uma estilista holandesa. Micaela Oliveira responde.

Cristina Ferreira brilhou ao aparecer com cinco majestosos vestidos na gala dos Globos de Ouro 2019, no passado dia 29 de setembro.

Um dos mais surpreendentes foi o primeiro vestido, da autoria da estilista portuguesa Micaela Oliveira que já a vestiu por várias vezes.

O vestido 100 por cento sustentável, feito de rolhas de cortiça, está a ser comparado a um outro de uma estilista holandesa apresentado na Semana da Moda de Paris em 2018, no desfile da estilista holandesa Iris Van Herpen.

Leia ainda: As incríveis  semelhanças entre o vestido de Cristina Ferreira nos Globos e a estilista holandesa

Micaela Oliveira rejeita tal acusação de se ter inspirado na mundialmente conhecida estilista pela sua visão futurista. «Não conheço o vestido em questão, não o vi. Mas fico muito lisonjeada de ser comparada a uma das melhores estilistas do mundo. Eu usei muitas das técnicas que a Iris usa, no caso deste vestido, os materiais são os mesmos, assim como a tecnologia.. o corta laser… Mas nunca vi um vestido dela iluminado como este», explica Micaela Oliveira.

«Fizemos uma obra de arte»

Este vestido faz parte da coleção Primavera-Verão de 2018 de Iris Van Herpen, tem o nome Syntopia, e foi apresentada na Semana de Moda de Paris, em janeiro de 2018, e retrata uma fusão da biologia com a tecnologia.

Micaela Oliveira salienta que a inspiração para o vestido de Cristina foi o mar. «A minha criação foi inspirada nas algas, corais, no cavalo marinho, teve o corta laser… Esta tecnologia nunca tinha sido usada em Portugal, mas são técnicas que existem no mercado mundialmente», afirma, para depois acrescentar:

«Aproveitei aquilo em que somos muitos mesmo bons (produção e exportação de cortiça), e transportamos para um vestido que é feito da mais alta tecnologia. Fizemos uma obra de arte, porque é disso que se trata.»

Para terminar, Micaela explica que para estes dois vestidos serem comparados então todos têm de ser comparados. «Quantos vestidos apareceram na red carpet dos Globos que são parecidos? Quantos vestidos de princesa foram escolhidos? Então são todos parecidos com todos. Este faz lembrar o da Cristina porque foi usada a mesma tecnologia, mas não são iguais», sublinha.

A coleção Syntopia de Van Herpen é inspirada na era vitoriana e composta por vários outros looks que exibem as mesas «ondas materiais», criadas para reproduzir «os movimentos das asas dos pássaros», explicou a estilista em entrevista à Vogue, de Paris.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Divulgação Instagram e site Iris Van Herpen

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0