Nacional

Ambulância que transportou pai de Joana Amaral Dias tinha tripulante sem formação obrigatória

23 Janeiro, 2020

Carlos Amaral Dias esteve retido cerca de uma hora numa ambulância avariada, sem que a situação tivesse sido comunicada. Um dos tripulantes não tinha a formação exigida.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) concluiu que a ambulância dos bombeiros do Beato que transportou Carlos Amaral Dias esteve cerca de uma hora avariada. O pai de Joana Amaral Dias esteve esse período retido no seu interior, sem que a situação tivesse sido reportada ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) ou ao Dispositivo Integrado e Permanente de Emergência Pré-Hospitalar de Lisboa (DIPEPH).

O psicanalista entrou em paragem cardiorrespiratória e acabaria por morrer a caminho do Hospital de São José, em Lisboa, já numa segunda ambulância chamada para substituir a primeira.

Foi em dezembro passado que a ex-deputada do Bloco de Esquerda contou, em entrevista a Cristina Ferreira, que o pai se sentiu «mal» e que «a auxiliar que estava com ele em casa chamou logo o INEM». «O percurso é rapidíssimo do Marquês de Pombal ao [Hospital de] São José. Cinco, dez minutos de carro. Chamaram a ambulância às 09h09 e o meu pai chegou ao hospital já passava das 11 da manhã», denunciou à apresentadora da SIC. «O meu pai morreu no meio da rua, com uma paragem cardiorrespiratoria. No meio da rua!», indignou-se.

Sem desfibrilhador e tripulante sem formação

O mesmo relatório, diz esta quinta-feira, 23 de janeiro, o Jornal de Notícias, concluiu ainda que um dos tripulantes dessa ambulância não tinha a formação obrigatória. O veículo também não tinha desfibrilhador, que também é uma das exigências.

«Sintuações anómalas» que o INEM enviou para o Ministério Público, para a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e para o Ministério da Saúde. Aguarda-se, agora, apuramento de eventual crime.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0