Nacional

Ator Ivo Lucas Ator e a fadista Cristina Branco acusados pela morte de Sara Carreira

23 Novembro, 2022

Ivo Lucas e a fadista Cristina Branco foram acusados de homicídio por negligência da morte de Sara Carreira. Condutor alcoolizado livre de acusação.

Ivo Lucas e a fadista Cristina Branco foram acusados de homicídio por negligência da morte de Sara Carreira, conforme avança o ‘Correio da Manhã’. Recorde-se que o primeiro despacho de acusação tinha sido anulado, e havia a expectativa por parte de Ivo Lucas de que no segundo  pudesse cair a acusação de homicídio por negligência.  Cristina Branco, que esteve na origem do primeiro acidente em cadeia, – depois de embater no primeiro carro que seguia a uma velocidade muito reduzida e com excesso de álcool – , que levou ao despiste do carro de Ivo Lucas, acreditava que poderia não ser acusada. A nova acusação saiu quase dois anos depois do acidente que vitimou Sara Carreira, a 5 de dezembro de 2020.

O ator da SIC estava ao volante do carro da filha de Tony Carreira e Fernanda Antunes quando o fatídico acidente aconteceu na A1. Além de ter sido acusado de homicídio negligente, Ivo Lucas, que era namorado de Sara Carreira, foi ainda incriminado por duas contraordenações ao Código da Estrada, uma grave e uma leve.

Segundo o Ministério Público, Cristina Branco responde pelo mesmo crime que o ator mas como “autora material e em concurso efetivo”. E ainda por dois crimes de contraordenação ao Código da Estrada graves.

Já o outro condutor envolvido no acidente, Paulo Neves, que estava alcoolizado, responde ao crimes de condução perigosa e a três contraordenações ao Código da Estrada. E Tiago Pacheco, que também esteve envolvido, está a ser acusado de condução perigosa e de duas contraordenações.
Recorde-se que esta é a segunda sentença depois de, em fevereiro, o Tribunal Judicial de Santarém ter anulado a acusação do Ministério Público deduzida no processo de inquérito à morte de Sara Carreira.

Tony Carreira chegou a pedir a abertura de instrução do processo para, além de perceber o que aconteceu na noite do acidente, apurar as responsabilidades de Paulo Neves, o condutor alcoolizado, que esteve na origem do acidente.

Como aconteceu o acidente que matou Sara Carreira

De acordo com a investigação, às 18h30 o Volvo V50 onde seguia a fadista Cristina Branco colidiu na traseira do Volkswagen Passat, onde seguia Paulo Neves, na faixa mais à direita a uma velocidade reduzida entre os 30 e os 50 km/h. O carro da fadista rodopiou e ficou parado na faixa central. Cristina Branco ligou os quatro piscas, saiu da viatura com a filha menor, que seguia com ela, e fugiu para a berma da A1, para ficar e segurança com com a filha.

E foi, às 18h49, 19 minutos que o pior aconteceu. O Range Rover onde seguia Ivo Lucas e Sara Carreira, com o ator ao volante, e que seguia com velocidade excessiva devido às condições climatéricas (entre os 131 e os 139 km/h), embateu de frente com o carro de Cristina Branco. Ivo Lucas perdeu o controlo da viatura, embateu no separador central, o que levou a que o carro capotasse várias vezes. Ivo e Sara ficaram imobilizados dentro da viatura. Dois minutos depois, um terceiro carro que seguia entre os 146 e os 155 quilómetros hora, conduzido por Tiago Pacheco, embate de frente com o Range Rover de Ivo e Sara, que continuavam dentro da viatura.

De acordo com a investigação, a causadora do acidente é Cristina Branco. O primeiro condutor que seguia abaixo da velocidade recomendada, e com excesso de álcool, não teve responsabilidade direta, segundo o Ministério Público, na morte de Sara Carreira e, por isso será apenas acusado do crime de “condução perigosa”. “Se a arguida tivesse adotado a mesma conduta adotada por outros condutores que a antecederam, não teria ocorrido qualquer acidente”, diz ainda o despacho da acusação. O relatório final indica o excesso de velocidade do veículo de Ivo Lucas como a causa principal do despiste que levou à morte de Sara, ainda no local. Ivo Lucas e Cristina Branco vão manter as medidas de coação iniciais e irão aguardar em liberdade, com necessidade apenas de termo de identidade e residência.

Ivo Lucas falou de Sara Carreira no Alta Definição

Ivo Lucas quebra o silêncio após a morte da namorada, Sara Carreira, no dia 5 de dezembro de 2020. O cantor de 31 anos assume que depois da tragédia que abalou a sua vida é tudo um processo de aprendizagem: “Todos os dias é um dia novo.”

O vencedor do programa “A Máscara” assume a importância da participação no programa, tal como nas gravações da novela “Amor, Amor” onde interpreta Leandro: “Foi crucial (…) porque me fez desbloquear muita coisa. Fez-me sair um bocadinho da bolha.”

“Eu aprendi a dar muito valor a tudo à minha volta. As relações pessoais têm mais peso hoje em dia. Sou uma pessoa menos ponderada. Se quero fazer, faço; se quero dizer, digo e tento não me privar de nada porque acho que é assim que tem de ser”, assume o também ator.

“Há dias em que a solução mais fácil era desistir, mas não vai acontecer nunca.”

“Acabei por descobrir um lado meu que eu não conhecia. Nunca gostei de estar sozinho, do silêncio da casa, mas eu fui obrigado a lidar com isso, a saber viver com isso! Aqueles momentos em que tens tanta gente à tua volta e parece que ninguém te ouve.”, conta Ivo Lucas. “E quando digo estar sozinho é estares contigo mesmo. É saberes quem tu realmente és”, rematou.

O protagonista da emissão do Alta Definição deste sábado, 26 de fevereiro, recorda que só regressa às redes sociais no dia em que houve a apresentação do hino da Associação Sara Carreira e que não estava à espera da “onda de amor” que recebeu.

No que toca a agradecimentos, aproveita a oportunidade para reconhecer o apoio dos seus seguidores: “As pessoas estavam comigo sem estar. Há uma sensação de aconchego.”

“Leva o teu tempo”

Ivo Lucas revela ainda que não tem forma de agradecer aos seus amigos e à sua família que sempre lhe disseram para levar o tempo que fosse necessário.  “O meu pai é o meu herói”, afirma o ator.  “Há um acontecimento na tua vida e tu és uma criança outra vez. Queres colo. Mesmo sabendo que isso não muda nada.”

Quando questionado sobre como é que se ultrapassa um acontecimento que marca uma vida toda, Ivo Lucas confessa: “Nunca se dá a volta a uma coisa destas. Aprendes a lidar. Não tens de compreender. Tens que dar espaço para sofrer. Tens que dar espaço para chorar. Tens que te permitir cair porque quando te levantares, vens com força”, revela.

“É no fundo teres um pouco de esperança que a tempestade vai passar”

Sem nunca tocar no nome de Sara Carreira, o apresentador questiona o que é que, de facto, aconteceu ‘naquela’ noite ao que Ivo Lucas responde que não quer falar sobre isso e que “há coisas que só a nós nos dizem respeito.”

Ivo Lucas acredita que o tempo ajuda: “Não sei se cura. O mais importante é resolveres-te contigo mesmo e para ti.”

Durante a conversa, o ator teve ainda ocasião de contar o seu percurso escolar, a primeira paixão, as profissões de sonho, o casting para os Morangos com Açúcar e a participação no Festival da Canção.

Na mítica pergunta de Daniel Oliveira: “O que dizem os teus olhos?”, Ivo Lucas não hesita: ” Que acredito que dá para levantar. Senão, qual é que era o sentido disto?”

Texto: Ana Lúcia Sousa e Carolina Marques Dias; Fotos: Reprodução e Divulgação SIC

Leia ainda:

Ivo Lucas vence A Máscara e emociona-se a cantar música em homenagem a Sara Carreira

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0