Nacional

Catarina Furtado chora no The Voice Kids com menino a cantar para avó com Alzheimer

18 Janeiro, 2021

Catarina Furtado não segurou as lágrimas ao ouvir menino de 13 anos a cantar para a avó doente de Alzheimer, no The Voice Kids.

Catarina Furtado emocionou-se no programa deste domingo do The Voice Kids, na RTP1. A apresentadora não segurou as lágrimas ao ouvir um menino de 13 anos cantar em homenagem à avó que sofre de Alzheimer.

Simão Oliveiraque vem de Arouca,  conquistou os jurados e Catarina Furtado não só pela sua voz, como pelas palavras. O menino  interpretou o tema “O fado mora em Lisboa”, de Tony Matos, e fez uma homenagem à avó.  “Canto muito para a minha avó,. A minha avó tem alzheimer e gostava de lhe dedicar esta música”, começou por dizer aos jurados, Carolina Deslandes, Carlão, Mariza Liz e Fernando Daniel.

O jovem explicou, ainda, que cantar para a avó, ajuda-a a trabalhar a memória e, por isso, fá-lo muitas vezes. São momentos únicos que partilham juntos. “Eu ajudo-a muito e canto muito com ela e, apesar de ela ter alzheimer, eu gosto de cantar canções antigas para lembrar a memória dela. Gosto muito da minha avó”, confidenciou.

Simão Oliveira terminou o seu discurso enviando um beijinho à avó.

Simão virou duas cadeiras no The Voice Kids

A atuação do jovem de 13 anos, não só fez virar as cadeiras de Carolina Deslandes e de Carlão, como deixou o resto dos jurados comovidos. Catarina Furtado, que se encontrava nos bastidores, não conteve a emoção e desabou em lágrimas. Tal como o pai do jovem, que também ficou abalado ao ouvir a declaração do filho.

Simão escolheu ficar com Carlão

O que é a doença de Alzheimer?

Segundo a Associação Portuguesa de Doentes de Alzheimer, esta é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos.

“A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária”, lê-se no site.

Na mesma página pode perceber-se como se manifesta a doença que leva milhares de pessoas a perder a memória e que leva à perda de muitas capacidades. Capacidades essas que uma vez perdidas, no caso desta demência, raramente se volta a recuperá-la. A Doença de Alzheimer é progressiva e degenerativa e, atualmente, irreversível.

“À medida que as células cerebrais vão sofrendo uma redução, de tamanho e número, formam-se tranças neurofibrilhares no seu interior e placas senis no espaço exterior existente entre elas. Esta situação impossibilita a comunicação dentro do cérebro e danifica as conexões existentes entre as células cerebrais. Estas acabam por morrer e isto traduz-se numa incapacidade de recordar a informação. Deste modo, conforme a Doença de Alzheimer vai afetando as várias áreas cerebrais vão-se perdendo certas funções ou capacidades”

Nem sempre é fácil dedetar os sintomas da doença de Alzheimer e muitas vezes a pessoa que sofre dessa demência começa por camuflar os sinais. Mas eles estão lá.

“Podem ser muito subtis. Todavia, começam frequentemente por lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do quotidiano. Estes sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada”

Sintomas característicos:

  • Dificuldades de memória persistentes e frequentes, especialmente de acontecimentos recentes;
  • Apresentar um discurso vago durante as conversações;
  • Perder entusiasmo na realização de atividades, anteriormente apreciadas;
  • Demorar mais tempo na realização de atividades de rotina;
  • Esquecer-se de pessoas ou lugares conhecidos;
  • Incapacidade para compreender questões e instruções;
  • Deterioração de competências sociais;
  • Imprevisibilidade emocional.
Texto: Ana Lúcia Sousa e Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais e reprodução RTP
Leia ainda: Lembra-se de Catarina Furtado e Fátima Lopes há 28 anos? Caras da TVI e RTP dão os parabéns à SIC.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0