Nacional

EXCLUSIVO: Soraia Araújo vai ser operada: «Tenho medo. Sei que vou ter muitas dores»

16 Setembro, 2019

Soraia Araújo irá ser operada aos pés, um ano depois da primeira cirurgia, que não correu bem.

Soraia Araújo, conhecida por ter participado no programa Quem Quer Namorar com o Agricultor?, da SIC, prepara-se para ser submetida a uma nova intervenção cirúrgica aos dois pés. A lisboeta, de 41 anos, foi operada no ano passado, mas a cirurgia não correu como o esperado.

«A cirurgia não correu bem», contou Soraia, em maio, ao explicar que a primeira operação ocorreu na sequência de uma consulta médica, na qual foi alertada sobre possíveis problemas nos pés como «tendões presos, derrames e calcificações». A ex-concorrente do programa de Paço de Arcos terá partido o pé três vezes, quando era criança, acabando por, nos últimos anos, ter dores agudas, chegando ao ponto de nem andar.

O «erro», segundo Soraia, terá sido descoberto algum tempo depois: «A seguir à fisioterapia continuei a não conseguir andar e ninguém percebia o porquê. Já tinha sido operada e já tinha três meses de fisioterapia. Quando fiz novos exames estava lá a dizer que os problemas que tinha era devido à cirurgia [anterior].»

O site da revista Maria teve acesso aos resultados dos exames – Ecografia das partes moles dos antepés e RX dos pés que indicam, na íntegra o seguinte:

«Abundantes derrames intra-articulares das primeiras articulações metatarso-falângicas no seio do qual se identificam calcificações e irregularidades do contorno interno do primeiro metatársico, atribuível a cirurgia.  Há uma lâmina líquida que envolve o tendão extensor do primeiro dedo à direita, em relação com tenossinovite.

Ligeiro hallux valgus. Existem aspectos de osteoartrose abrangendo sobretudo a articulação metatarso-falângicas do primeiro dedo. Também há alterações da morfologia das cabeças dos primeiros metatarsos que possam traduzir sequelas de cirurgia? e a conjugar com a clínica. Tumefacção difusa das partes moles junto aos hallux. Tem outras alterações morfo-estruturais ou osteoarticulares», lê-se.

A operação foi realizada num hospital privado, ao contrário do que irá acontecer desta vez. «O ano passado fui operada num hospital privado que o Estado pagou. Este ano, mandaram-em dois vales para ser operada mas fui devolver porque tenho preferência pelo hospital público», contou em exclusivo ao site da revista Maria, sem nunca revelar o dia da operação, que irá aconteceu no hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Soraia não esconde o medo e afirma que esta segunda operação tem como objetivo resolver o problema dos pés que tinha anteriormente. «Estou com tanto medo», confessa. Já depois da cirurgia, irá para casa da irmã. «Vou sair logo, odeio hospitais. Pedi à minha irmã e ao meu cunhado para me irem buscar», garantiu, explicando que no ano passado ficou, igualmente, lá em casa.

Quanto à recuperação, Soraia adianta que irá ser demorada. «Os médicos dizem que começo a andar sem canadianas ao fim de seis meses».

Leia ainda: Soraia Araújo sofre com problema de saúde: «Tenho dores horríveis»

Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0