Nacional

Apreendidos 18 animais subnutridos em casa de João Moura. Cavaleiro diz estar «tranquilo»

19 Fevereiro, 2020

João Moura já foi presente a interrogatório no Tribunal de Portalegre. A detenção vem no seguimento de uma investigação levada a cabo pelo SEPNA e pela GNR.

João Moura foi detido esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, na sua herdade, em Monforte. O cavaleiro, de 59 anos, está acusado de maus tratos a animais de companhia, avança a Rádio Elvas. Saiu em liberdade pouco tempo depois.

A detenção veio no seguimento de uma investigação levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR). João Moura foi presente a primeiro interrogatório.

O cavaleiro, que faz criação de cães de raça Galgo Inglês, viu serem recolhidos 18 destes animais com sinais evidentes de subnutrição. O veterinário que acompanhou a operação confirmou o estado subnutrido dos animais, que ficaram à guarda do município, diz o Jornal de Notícias.

João Moura já reagiu à acusação em declarações ao blogue Farpas. «Alguns [cães] estavam magros, mas não os tratei mal», disse. «Agora, vão instruir o processo e vai seguir para a frente. Já prestei as minhas declarações e estou em casa tranquilo e com a consciência tranquila. Não matei ninguém, não roubei ninguém, não tratei mal os meus cães», acrescentou.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0