Nacional

Jovem com trissomia 21 é finalista de Got Talent e deixa juradas emocionadas

9 Março, 2020

Joana e Celso brilharam na primeira gala em direto do Got Talent, este domingo (8 de março). A jovem com trissomia 21 emocionou as juradas. João Dias também ganhou o passaporte para a final

A primeira gala em direto do Got Talent Portugal, este domingo, dia 8 de março, ficou marcada pela emoção da atuação de Celso e Joana, que foram os mais votados pelo público, passando à grande final do talent show da RTP1.

Leia ainda: Jurada do Got Talent da RTP1 casou-se grávida de quatro meses

A dupla de bailarinos foi surpreendida na fase de audições com o Botão Dourado de Cuca Roseta, deixando-a, na altura, em lágrimas. Desta vez, os dois concorrentes, que dançam juntos há dois anos, voltaram a emocionar, não só a cantora, como Sofia Escobar e Sílvia Alberto.

Ele tem 28 anos, é natural de Camarate e é artista de circo contemporâneo. Ela tem 25 anos, é bibliotecária e também dá cartas nas artes circenses. Fazem parte do grupo Dance 21+, um projeto de inclusão que junta os artistas a «pessoas especiais». Podem parecer um casal como tantos outros, mas a mensagem especial que tentam passar aos outros vai muito além do talento na dança. Joana tem trissomia 21, mas tal condição nunca a impediu de seguir os seus sonhos. E com sucesso.

No final, em declarações à Maria, os jovens mostraram-se orgulhosos com a passagem direta à grande final, que se realiza a 19 de abril. «Estou sem palavras, só tenho a agradecer à minha parceira. Sonhamos sempre com este momento e com a possibilidade de passar à final, mas não estávamos à espera. E é bom saber que o público sentiu a nossa emoção, sabemos que a mensagem chegou lá… E ficamos muito felizes com isso», afirmou Celso, visivelmente feliz e emocionado.

«Devemos acabar com barreiras»

«Devemos acabar com as barreiras. A Joana quebra barreiras», explicou Celso. «O que quero mesmo é dar o meu melhor, quero mostrar que toda a gente é capaz de fazer tudo», acrescentou Joana.

«O Dance 21+ tem como base a dança contemporânea e a nítida capacidade de integração de artistas especiais no Novo Circo também. O número ’21’ por ter como núcleo intérpretes com Trissomia 21 e o Sinal ‘+’ é um símbolo aditivo, onde todos serão bem vindos nesta múltipla forma de expressar a Inclusão», explica o site do projeto.

Veja mais: Menino de 9 anos que teve tumor deixa jurados de Got Talent Portugal de lágrimas nos olhos

Jurada orgulhosa

Cuca Roseta não escondeu também o seu orgulho nos seus pupilos. «Estou super orgulhosa. O Got Talent é isto, é talento, entretenimento, mas há mais que isso. É emoção, é aquilo que nos deixa completamente no chão. E eles transmitem uma mensagem incrível de amor e igualdade. A cumplicidade deles é incrível. É a melhor mensagem que se pode passar para o Mundo», referiu-nos.

João Dias também foi um dos finalistas ao mostrar o seu talento com a guitarra.

Quem são Celso se Joana

Celso, de origem guineense, veio juntamente com os seus pais para Portugal, quando tinha 7 anos. Com 15 anos, começou por fazer ginástica acrobática em Camarate. Mais tarde, passou pela escola de Chapitô. Já fez imensos espetáculos, relacionados com o novo circo e não só. Quando recuperava de uma lesão, conheceu o projeto +21, em que Joana integra. Joana começou a interessar-se pela dança aos 6 anos. Diz que o Celso é uma das pessoas que a faz mais feliz e fala dele com muito carinho.

Veja aqui a atuação:

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Zito Colaço

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0