Nacional

Katia Aveiro. Irmã de Ronaldo garante que «não é preciso cursos de letras para ser mais que alguém»

21 Outubro, 2020

Katia Aveiro é uma mulher orgulhosa do seu percurso, mesmo não tendo concluído os estudos. No entanto, incentiva os filhos a apostarem na formação académica.

Katia Aveiro teceu esta quarta-feira, 21 de outubro, uma consideração sobre os estudos, depois de o filho mais velho, Rodrigo, de 20 anos, lhe ter perguntado se estava arrependida de não ter concluído o ensino escolar. O jovem, conforme contou a empresária nas redes sociais, está na universidade «e segue o seu caminho de maneira lúcida e a tentar construir um futuro que ele mesmo vai escolher». Katia Aveiro afirma que nunca lhe impôs este caminho. «Sempre quis e quero o melhor para ele e para os irmãos e se implica fazer uma formação de algo, então que assim seja, cá estarei para o apoiar.»

Sobre a questão pertinente colocada por Rodrigo, a irmã de Cristiano Ronaldo refere que respondeu de imediato, e sem qualquer mágoa, que eram outros tempos. «A minha cultura e educação, na altura,  era se não gostássemos de estudar tínhamos que trabalhar para ter o nosso sustento. Então, na minha cabeça fizesse eu o 4 ou 9.º ano e entrasse na faculdade o meu trabalho e destino seria o mesmo (hotelaria ). Achei uma perda de tempo estudar quando eu achava que o meu futuro já estava ali na minha frente ( achava eu claro)…», começou por explicar, adiantando que era preciso trabalhar para ajudar em casa.

«Comecei a ganhar o meu dinheirinho tinha eu 16 anos acabados de fazer… Com 20 anos emigrei para Inglaterra, trabalhava num hotel e fazia extras em casa de ingleses nas limpezas … ( orgulhosamente falo sobre isso )». Neste percurso, que considera ser uma «escola da vida», aprendeu inglês, a servir num hotel para estrangeiros, fez serviço de mesas, ajudou na cozinha e ainda cantava no final de cada semana.

«Faculdade e estudos não definem um bom trabalho»

«Alguns anos depois a vida deu um reviravolta inesperada (o meu inglês foi essencial, por exemplo, para ajudar o meu irmão em Manchester) (…)  Sei inglês, sei espanhol sei fazer contas😂 díficil alguém me enganar, sei abrir uma empresa sei gerir pessoas, não sou uma Expert em informática mas sei manejar bem um pc … conheço o mundo, conheço costumes e não sou engenheira de canudo mas sou o exemplo de que não é preciso cursos de letras para ser mais que alguém… Faculdade e estudos não definem um bom trabalho», conclui Katia.

No entanto, sublinha que apoia os filhos que queriam prosseguir os estudos. «Óbvio que apoio e quero que os meus filhos façam faculdade (não tive essa oportunidade) mas o meu exemplo é útil para eles, onde o que prevalece é a vontade de aprender fora das paredes de uma escola e sim na estrada da vida … tenho orgulho de mim.»

Leia mais
Katia Aveiro desvaloriza teste positivo de Ronaldo à Covid-19: «Maior fraude»

Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Instagram

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0