Aos 46 anos, Luana Piovani é um rosto bem conhecido no mundo da representação, na ficção brasileira e também no nosso país. Atualmente, o público está a vê-la na pele de Vanda, a grande vilã da trama de Sangue Oculto, na SIC.
Sobre a nova personagem, revela: “A Vanda tem vocação para ser mãe, mesmo a Benedita não sendo filha dela. O que faz pai e mãe não é o ser biológico. O que tem aí de gente parindo e não criando o filho? No Brasil, por exemplo, está assim. O que faz um pai e uma mãe não é o sangue e sim quem cria, quem ensina e quem faz essa pessoa tornar-se um adulto”, justifica a atriz, adiantando: “A Vanda tem vocação para ser mãe e eu também, mas ela trabalha métodos bem diferentes do meu, é bem maluca.”
Luana não teve dúvidas e aceitou de imediato o convite para fazer esta personagem. “Aceitei logo. São sete meses de gravações. Acabamos no final de janeiro. Tem sido ótimo. A malta me recebeu super bem. Aqui tem uma vantagem: temos um roteiro por semana, então conseguimos organizar a semana. Eu não faço tantos exteriores, fico muito dentro do hospital, então é uma vida mais organizada”, revela.
Dois meses sem os filhos
No entanto, ainda houve algum receio, como desvenda a própria. “Estava com medo. Será que me vou adaptar? Principalmente agora que os meus miúdos voltaram, porque eu estava há dois meses sem as crianças, é completamente diferente. Eles chegaram, mas cada um deles tem a sua rotina. Mas foi bom dois meses sem eles”, revela, confessando, no entanto: “Foi difícil, mas como era o início de um projeto e uma novela, que é grande, entendi isso como um presente de Deus. Uma feliz coincidência. Ou, quiçá, uma sincronicidade o pai pedir para passar dois meses seguidos com eles. Foi ótimo, porque quem tem filhos sabe que você está sempre administrando de longe. Mesmo você aqui, fazendo uma coisa, a sua cabeça também está lá. Agora já sei quem é a Vanda, já está tudo dominado. Está tudo bem, administrando as crianças. Não estou acostumada com nada fácil.”
“Aqui trabalha-se mais”
Com uma conceituada carreira no Brasil, a atriz garante: “Tenho 32 anos de carreira, já estou naquele lugar em que não incomoda o que dizem os outros. Quero acordar todos os dias, dar um beijo nos meus filhos, levar na escola, estar o dia trabalhando, fazer todas as cenas de primeira, contracenar com os meus amigos, pegar na bolsinha e ir para casa. O que estão falando, estou nem aí.” No entanto, encontra diferenças no método de trabalho. “Aqui trabalham mais. Na verdade, aqui trabalha-se de segunda a sexta-feira. Doze horas por dia. Lá trabalha-se nove horas por dia, mas ao sábado também. Não todo o mundo, todas as equipas, normalmente temos três equipas lá.”
Na rua, não passa despercebida ao público e o feedback é muito positivo. “Os portugueses que me abordam têm uma relação de carinho com as personagens que eu fiz. É tudo velho, está na hora de fazer algo novo. Todos me falam de Malhação, gente, por amor de Deus, eu fiz Malhação quando tinha 20 anos.”
Rendida ao nosso país, a atriz garante: “A vida aqui em Portugal é maravilhosa. Se melhorar, nem sei se aguento.”
E Luana já não tem intenções de voltar para o Brasil. “Voltar para o Brasil? Não! Claro que é para ficar em Portugal. Quase quatro anos aqui, os meus filhos já têm os amigos aqui. Ele começou o skate aqui e inclusivamente no ano passado foi campeão nacional português. Temos uma história feliz aqui.”
Na pele de Vanda, Luana Piovani faz par romântico com Olavo, papel de António Pedro Cerdeira, a quem não poupa elogios. “Ele é maravilhoso, é o melhor ator para fazer olhos apaixonados em cena, o mais fácil, divertido, leve, supergentil, fica-me cuidando… Aliás, todos me cuidam.”
Luana Piovani não quer casar-se!
A atriz mantém uma relação discreta com o namorado, Lucas Bittencourt. Apesar de apaixonada, o casamento não faz parte dos seus planos. “Está maravilhoso assim. Casar? Falo maravilhoso e me vem com casamento… Já usei o vestido, já realizei, já jurei para Deus, aí pedi perdão, porque jurei
e daí acabou. Já passou, não precisa mais casar. Só quero namorar.”
Mãe de três filhos, Dom, Bem e Liz, fruto do seu relacionamento com o ex-marido, Pedro Scooby, Luana Piovani não pretende voltar a engravidar.
“Já tenho três, como dizem os portugueses, já estou despachadinha. Agora só me vou divertir, só vou namorar. Não tem de ter filhos, não tem de dividir com a pessoa, é só namorar. É esse o segredo.”
32 anos de carreira
A par da novela Sangue Oculto, a atriz pretende subir ao palco. “Quero fazer o meu monólogo aqui, que eu chamo carinhosamente de stand up music, que é um stand up que não vai ser só comedy, vai ser musicado. Quero costurar as histórias que vou contar sobre a minha vida cantando”, revela, acrescentando: “Estou celebrando 32 anos de carreira, mas a COVID pausou a nossa vida. Estou ansiosa já por ensaiar, é um stand up que tem muito que ver com a atualidade. Tem toda uma relação minha com este meu atravessamento de oceano e vir para aqui, como cheguei cá e porque vim para cá.”
Texto: Neuza Silva; Fotos: Helena Morais e Instagram
Siga a Revista Maria no Instagram