Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa assume problemas cardíacos e é submetido a exames

10 Outubro, 2019

O presidente da República revela que vai submeter-se a um cateterismo cardíaco para avaliar o estado de «um determinado vaso sanguíneo».

Marcelo Rebelo de Sousa revela, em entrevista a Daniel Oliveira, que vai ser submetido a um cateterismo «daqui a umas semanas». O excerto da entrevista do presidente da República ao Alta Definição foi tema de abertura do Jornal da Noite, da SIC.

«Terei de fazer daqui a semanas um cateterismo», começa por explica o chefe de Estado, recordando que familiares diretos sofriam de problemas cardiovasculares e que, por isso, decidiu fazer exames de rotina. «O meu avô era cardíaco, o meu pai era cardíaco. Eu achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer», começa por afirmar.

«Genericamente estão bem mas restou uma duvida que vai obrigar a um novo exame. Vou ter de fazer daqui a umas semanas um cateterismo para ver, em relação a um determinado vaso sanguíneo, se acumulação de cálcio está num grau que é ou não excessivo e o que isso significa», explica ainda Marcelo Rebelo de Sousa.  Um cateterismo cardíaco consiste na introdução de um cateter através de artérias ou veias periféricas até as câmaras cardíacas, artérias pulmonares e veias arteriais coronarianas.

Recandidatura depende de estado de saúde em 2020

Marcelo Rebelo de Sousa já havia dito que só avaliaria uma recandidatura a Belém em setembro do próximo ano. A Daniel Oliveira, o presidente explica que uma nova campanha dependerá do seu estado de saúde.

«É evidente que eu, com este estilo de presidência, que é uma presidência próxima que significa próxima também fisicamente… eu não vou mudar de estilo se for reeleito. Não vou fechar-me no palácio e deixar de ir para me preservar e não me expor. Não vou», afiança.

Questionado pelo apresentador da SIC sobre se se recandidataria à data de hoje, Marcelo responde: «Sei lá! Como meti na minha cabeça que seria só daqui a um ano que tomaria a decisão, digo de outra maneira. O resultado das eleições legislativas não criou nenhum fator perturbador de uma recandidatura».

Marcelo Rebelo de Sousa é o convidado deste sábado, 12 de outubro, do Alta Definição.

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala e redes sociais

Leia ainda: Marcelo Rebelo de Sousa presente no velório de Diogo Freitas do Amaral

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top