Nacional

Morreu Mariama Barbosa. Apresentadora da SIC tinha 47 anos

29 Julho, 2022

Mariama Barbosa, a comentadora do Passadeira Vermelha recebeu o diagnóstico de cancro no início do ano. Morreu esta manhã.

A luta de Mariama Barbosa, 47 anos, chegou ao fim.  A apresentadora morreu esta sexta-feira (29). Foi no início deste ano que a apresentadora de Tesouras e Tesouros, da SIC Caras, revelou nas redes sociais que tinha sigo diagnosticada com um tumor maligno no estômago.

No final do mês de junho, Mariama Barbosa tinha partilhado com os seguidores que estava na altiura de se despedir do cabelo, que foi ficando cada vez mais fraco devido aos tratamentos.

Mariama Barbosa, que era também comentadora do programa “Passadeira Vermelha”, deixa um filho, José Maria, de 11 anos.

Em comunicado, a SIC lamenta a morte de Mariama. “É com profundo pesar que a SIC lamenta a morte de Mariama Barbosa. Uma mulher e apresentadora notável, com um talento ímpar na arte de comunicar. Vivemos momentos felizes e inesquecíveis, que ficarão para sempre na memória de todos. A toda a família e colegas, endereçamos as nossas sentidas condolências. A apresentadora participou em projetos da SIC e SIC Caras como Passadeira Vermelha e Tesouras e Tesouros”, lê-se.

Entrevista a Mariama Barbosa

A 3 de maio, a também comentadora do Passadeira Vermelha  conversou com Júlia Pinheiro sobre a doença no vespertino do canal de Paço de Arcos. Não conseguindo conter as lágrimas, Mariama contou que se começou a sentir-se mal pouco antes do Natal e dias depois recebeu a notícia que mudaria a sua vida num ápice. “Mas o bicho não sabe com quem se meteu”, assegura.

“Nunca tive dores. Nunca tive nada que pudesse dizer está a acontecer isto. Agora que estou mais calma apercebi-me que comia qualquer coisa e ardia-me (…) Custa muito, é muito difícil, porque primeiro tens medo, a cabeça fica confusa (…) Às vezes chorar é alívio também”, confessa, recordando que depois desse mal estar inicial pediu ao médico para fazer vários exames e foi através de uma endoscopia que lhe revelado o diagnóstico.

“Perguntei ao médico, na experiência dele, se o que tinha visto era benigno ou maligno. E ele muito profissional e doce, respondeu-me que era maligno. Assustei-me e chorei muito. Pensei logo no meu filho”, diz, sendo que colocou as questões: “‘Porquê eu, com esta idade?’ Com complicações… porque tenho metástases”. Agarrou-se à sua fé para seguir em frente, bem como aos amigos e a família, que têm estado sempre ao seu lado na batalha que enfrenta desde então. “Estou mais calma e o corpo mudou”, conta, revelando que esteve internada 15 dias e está muito mais magra.

“Perdi muito quilos. Eu pesava 68 kg à vontade, quando largava assim a boquinha…Agora peso 57 kg, já engordei mais um quilo. Imagina quantos foram…”, disse Mariama Barbosa que continua a trabalhar.

Paulo Belo, o seu ex-companheiro e pai do seu filho, Zé Maria, de 13 anos, surpreendeu a apresentadora da SIC Caras durante o programa Júlia. “Sempre tive muito orgulho em ti, na mulher bonita que te tornas todos os dias. Sei que estás a passar um momento muito difícil, mas vais ultrapassar este obstáculo como tens ultrapassado todos os outros que te fizeram esta mulher forte”. Mariama teceu-lhe vários elogiou e e contou que ele mudou a sua vida para ficar perto dela e do filho.

“Vive em Antuérpia e veio para cá para nos ajudar nesta caminhada. Não há nada que pague… Um homem que tem a vida feita… não somos casados, não somos um casal, mas somos pais, amigos e cúmplices”, destacou poucos minutos antes de ser surpreendida por uma carta do filho, lida por Júlia Pinheiro.

“Mãe linda, eu acho-te incrível como mãe e adoro como tu resolves as coisas com força de mãe. Desejo muito, muito que melhores. Muitos beijinhos e feliz Dia da Mãe. Amo-te muito, és a melhor mãe do mundo. O teu filho que de adora, Zé Maria”.

“No Dia da Mãe, disse-lhe: “És tão forte filho, és mais forte do que eu’. Noto que ele é um rapaz que Deus me deu como muita serenidade, é muito meigo, observador, introvertido também”, disse visivelmente comovida, acrescentando: “Eu sei que nós nunca escondemos nada dele e queremos sempre ter uma conversa e uma vida de transparência. (…) Que seja um rapaz de caráter, com muito amor para dar”. Veja o momento aqui.

Texto: Ana Filipe Silveira e Carla S. Rodrigues; Fotos: Redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 1