Nacional

Namorado de Rita Pereira fez transplante capilar! Outros casos de famosos que estão a ficar carecas

26 Janeiro, 2020

Guillaume Lalung e o ator Rui Unas são alguns casos de famosos que lutam contra a queda de cabelo. Este é um problema que surge cada vez mais cedo.

São cada vez mais os famosos que recorrem ao transplante capilar. Depois de Rui Unas, agora foi a vez do namorado de Rita Pereira, Guillaume Lalung. «Estou a envelhecer e a perder o meu cabelo. Não tenho medo de o dizer, mas tenho vergonha de o mostrar», admitiu recentemente nas redes sociais.

queda de cabelo nos homens tem vindo a revelar-se também cada vez mais cedo. Exemplo disso é o príncipe Harry, de 35 anos, que, à semelhança do seu irmão, o príncipe William (37 anos), já se apresenta com grandes falhas de cabelo.

Veja também: Este é o problema de saúde que afeta o príncipe Harry e mais de metade dos homens

Por que há cada vez mais homens carecas?

A calvície masculina ou alopecia androgenética masculina, como é também conhecida, é a causa mais comum de queda de cabelo nos homens, mas esta pode estar também associada, em menor grau, a doenças sistémicas e localizadas, como o uso de medicamentos, stress, cirurgias, entre outras.

A alopecia androgenética, como o próprio nome indica, é um distúrbio genético, tal como nos confirmou o médico Rui Oliveira Soares, coordenador da Unidade do Cabelo do Centro de Dermatologia do Hospital CUF Descobertas.

«A calvície comum surge por predisposição genética. Quando nascemos, essa predisposição genética já está definida, mas só surge após as alterações hormonais da puberdade», começa por nos dizer.

«A forma mais comum de calvície pode ter como primeiros sinais a diminuição de densidade de cabelo, isto é, vê-se mais o couro cabeludo, ou também a queda de cabelo, que acontece sobretudo nas mulheres. No entanto, pode ser detetada muito cedo através de um exame efetuado pelo dermatologista, que se chama tricoscopia, que evidencia que boa parte dos cabelos se estão a tornar mais finos.»

Porém, o facto de se tratar de uma predisposição genética, ter um dos pais calvos não determina que também o será, pois a calvície é o resultado da combinação dos genes de ambos os progenitores. Em 2008, foi descoberta a localização destes genes e sabe-se que está relacionado com o cromossoma X.

Transplante é definitivo

Este é um problema que afeta 60 por cento da população portuguesa, mas talvez não saiba que quando identificado, numa fase precoce, a calvície pode ser travada.

«Em fases iniciais, medicamentos tópicos e medicamentos orais travam ou desaceleram a progressão para a calvície», garante o especialista, afirmando que «não se trata de uma cura, mas sim da capacidade de impedir o avanço (medicamente) ou de minorar o seu impacto (cirurgicamente).

Os homens que têm este problema começam a notar que os cabelos vão-se tornando cada vez mais finos, demoram mais a crescer e caem precocemente. Este processo progride até que as características que definem o cabelo, como pelo terminal, existência de cor e maior espessura, se perdem, transformando-o num pelo fino ou penugem.

A solução pode passar por fazer um transplante capilar. «O cabelo transplantado vem de uma zona (occipito-
temporal) em que as células do folículo têm menos recetores para a hormona masculina, o que torna os cabelos transplantados menos suscetíveis de miniaturizar (ficar cada vez mais finos), que é o que conduz à calvície. Nesse sentido, o processo é definitivo, porque esse cabelo transplantado permanecerá», esclarece.

Veja também: Namorado de Rita Pereira faz tratamento estético e conta tudo: «Tinha vergonha»
Texto: Rita Leal | Fotos: DR

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0