No poupar é que está o ganho, como diz o ditado. Antes de mais é essencial fazer um orçamento familiar. Deve perceber quais os produtos mais comprados em casa e quanto tempo duram. E a partir daí, pode seguir as seguintes dicas:
Dicas para poupar
✔Faça uma lista de compras e não saia de casa sem ela. Defina e estabeleça prioridades para fugir ao desperdício de dinheiro, comprando apenas o que realmente necessita.
✔Faça uma análise prévia de mercado. Compare preços e quantidades, verifique diversas lojas e escolha o sítio certo onde comprar, o que pode levar a uma maior poupança e previdência financeira. A Internet é uma boa ferramenta para este exercício.
✔Defina o valor máximo do que pode gastar, tendo em conta o que necessita.
✔Evite ir às compras de supermercado com o estômago vazio. A tentação é mais forte.
✔Leia cuidadosamente os folhetos promocionais, cupões e cartões de descontos. Verifique se o preço compensa, se precisa do produto e o valor registado na caixa corresponde ao anunciado.
✔Não vá com pressa, é bom ter tempo para analisar as melhores escolhas.
✔Opte por embalagens maiores, dado que, em princípio, têm um preço por unidade de medida (por exemplo: quilo, litro) mais em conta. Assegure-se de que consegue gastá-las em tempo útil (em função da data de validade).
✔Os produtos de “marca própria”, vulgarmente designados de “marca branca”, podem ser boas alternativas.
✔Após a compra, lembre-se de ser precavida e responsável. Leve os seus sacos e guarde os talões da compra.
Leia ainda: Supermercado: Estes são os 20 truques que nos enganam e fazem gastar mais dinheiro
Siga a Revista Maria no Instagram