Nacional

Raquel Tavares anuncia final da carreira e deixa Cristina Ferreira lavada em lágrimas

9 Janeiro, 2020

A fadista esteve no programa das manhãs da SIC e anunciou que vai deixar de cantar: «Estava profundamente infeliz. Esta vida tirou-me muitas pessoas».

Raquel Tavares surpreendeu tudo e todos ao anunciar que vai deixar de cantar. A fadista esteve esta manhã n’O Programa da Cristina e partilhou esta decisão lavada em lágrimas.

«Venho partilhar a decisão que tomei. Estou quase a fazer 35 anos. Decidi que quero viver além daquilo que tem sido a minha vida nos últimos 28, que tem sido cantar. Desde muito cedo que a música é a minha vida», começou por dizer.

«De há um ano para cá percebi que aquilo a que me dediquei uma vida inteira me estava a fazer menos bem. Estava profundamente infeliz. Não propriamente a cantar, mas naquilo que é adjacente a isso, a vida artística.
Questionei-me até que ponto nasci para ter esta vida. Então decidi parar de cantar. Já parei», afirmou, dizendo que não se sentia «capaz emocionalmente, nem fisicamente» para continuar a sua carreira.

Raquel Tavares revela «aversão» à música

«Deixei de ter vida», «Chorei muitas vezes em concertos por desespero», «Cantar é uma coisa que me faz mal» foram apenas algumas das expressões que usou sem conter as lágrimas.

A fadista revelou ainda vários momentos de sofrimento: «Tantas vezes que eu me enfiei na carrinha, depois de concertos, tapei-me com uma manta e chorei. Chorei muito. Chorei porque tinha miúdos a pedir-me autógrafos e eu não era capaz de dar.
Eu comecei por deixar de gostar de tudo aquilo. E isso fez-me deixar de gostar de cantar. Tenho aversão. Foi a decisão mais difícil da minha vida.»

«Esta vida dá-nos muito benefícios, dá. Recebo prendas, oferecem-me coisas. Recebo muito carinho. Mas chego a casa e estou sozinha. Não construí nada. Eu vou fazer 35 anos depois de amanhã, olho para mim e pergunto: o que é que eu tenho?… Tu sabes, Cristina, tens um filho, eu não. Tens a tua mãe lá em casa, eu não», disse ainda.

Cristina conta história pessoal e chora

«Esta vida tirou-me muitas pessoas, perdi muitas pessoas. Algumas desistiram de mim», explicou Raquel Tavares, levando Cristina Ferreira a contar um episódio que se passou consigo:

«Uma amiga minha de infância fez 40 anos há três anos. E preparou uma festa muito bonita para todos nos reencontrarmos.
Eu sempre disse que ia, e não fui. Não queria encontrar pessoas. Não queria porque não queria que ninguém viesse ter comigo para pedir uma fotografia. Não fui porque não queria que a Cristina da televisão estivesse ali».

«A minha mãe olhou para mim e disse ‘estás bem? É tua amiga de infância. Não vais porquê?’. Eu não fui, mas aquilo valeu-me. A fatura é cara. Eu sei do que estás a falar. Por isso é que me escolheste a mim para dizer isto». disse a apresentadora, sem conter as lágrimas.

«Quero muito que tu vingues. Eu fui das que achou que tu eras difícil de aturar, porque não sabia disto e devia saber.
Desculpa-me se não te dei o ombro mais cedo. Isto é muito difícil. Eu não gosto de ser figura pública. Eu gosto é muito de fazer televisão».

Intervalo antecipado

A fadista estava inconsolável e pediu: «Deixa-me ser eu, só eu. Só quero ser eu. Deixem-me ser». As duas abraçaram-se a chorar e Cristina pediu à produção do programa para anteciparem o intervalo. Minutos depois, o programa voltou à antena e a apresentadora explicou: «A Raquel está bem, está no meu camarim. Acho que se percebe que aquilo que ela anunciou terá sido muito difícil. Depois de 28 anos a cantar, veio aqui dizer que cantar já lhe faz mal».

«Espero, acima de tudo, que tenham muito respeito pela Raquel a partir de agora. Estamos a falar de uma pessoa que está frágil, estamos a precisar de uma pessoa que precisa de ajuda, neste momento. Por favor, tenham a noção de que estamos a falar de uma pessoa. Por favor, não a agridam nos próximos tempos. Por favor! É um ser humano que está ali, que tomou uma decisão dificílima na vida, que pôs em causa tudo e por isso respeitem!»

Leia mais:
Raquel Tavares não gosta do Natal e admite fazer troca de presentes noutra data especial
Raquel Tavares revela ter «espancado um homem»: «Fiquei com sangue nas mãos»
Raquel Tavares chora, em direto, ao recordar acidente de José Luís Gonçalves

 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: reprodução redes sociais e D.R.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0