Internacional

Pais famosos com filhos especiais: Quando as crianças são exemplo de perseverança

19 Outubro, 2019

O amor por um filho é incondicional, mas quando a natureza põe mães e pais à prova, o sentimento mais nobre do Mundo ganha forças sobrenaturais.

Carolina Deslandes revelou através das redes sociais que Santiago, o filho mais velho, sofre uma perturbação do espectro do autismo. «Foi um caminho longo, de braço e de coração dado, que nos levou a pedir ajuda e a entrar dentro deste universo encantado em que ele vive. O autismo continua a ser visto como um problema. Algo que torna as pessoas diferentes e esquisitas. Pois eu olho para o Santiago e acho que os esquisitos somos nós», escreveu.

E explicou a forma como ele, mesmo sem falar, se consegue expressar. «Com o nosso filho entendi que as palavras são o meio mais fácil de comunicar, mas não o mais bonito. Ainda sem falar, o Santiago já me disse os mais bonitos poemas, já me mostrou cores no Mundo que eu não sabia que existiam, já me disse que me amava ao roçar o seu nariz no meu e ao encostar a cabeça no meu peito. Vê-lo superar-se a cada dia, vê-lo partilhar e crescer é um privilégio. E eu hei de estar sempre lá na primeira fila, a aprender tudo o que ele quer ensinar».

A cantora e o companheiro, Diogo Clemente, não são os únicos com filhos especiais. Há mais crianças que, devido às suas condições, se tornam exemplos de força e perseverança. Como Sylvester Stallone. Um dos filhos do eterno Rocky é Seargeoh, diagnosticado com autismo ainda pequeno. «A Natureza e Deus fizeram-no diferente, apenas tentamos aceitá-lo com o seu próprio jeito, que é mais reservado do que a restante família», disse o ator norte-americano em rara entrevista sobre o assunto.

Seargeoh tem 40 anos e é filho de Stallone e da primeira mulher, Sasha Czack. O ator sempre defendeu que o autismo não é uma doença mental.

Também o filho mais novo da cantora Toni Braxton, Diezel, foi diagnosticado com autismo aos 3 anos. Uma década depois, a cantora causou polémica ao afirmar que o menino estava curado, tendo em conta que esta condição não é curável… Hoje em dia, a cantora trabalha com a organização Autism Speaks para conscientizar sobre os cuidados com crianças na mesma situação.

John Travolta, estrela de filmes como Grease e Pulp Fiction, tinha um filho, Jett, portador de autismo. Infelizmente, o ator norte-americano e a mulher, Kelly Preston, enfrentaram uma tragédia quando Jett morreu, em 2009, aos 16 anos, depois de uma convulsão – ele também tinha a Síndrome de Kawasaki, que afeta os vasos sanguíneos, inflamando-os.

Outros casos

Roberto Carlos, ou O Rei, como é conhecido no Brasil e além-fronteiras, tem um filho, Dudu Braga, que nasceu com glaucoma congénito, uma doença que lhe limita a visão. No entanto, Dudu faz uma vida perfeitamente normal e é baterista da banda RC na Veia. O músico, que já foi submetido a várias cirurgias, tem apenas 5% de visão.

O chef e apresentador do Masterchef Brasil criou recentemente uma página de Instagram para a filha Olívia. Uma menina especial, de 11 anos, portadora de epilepsia fármaco-resistente, ou seja, que não responde aos remédios. «Ela tem uma síndrome rara, que não sabemos qual é», contou Fogaça nas redes sociais. O chef, que tem ainda outra filha, Maria Letícia, contou que espera cozinhar para Olívia, que só se alimenta por sonda.

E Um dos filhos do ator Colin Farrell, James, nasceu com Angelman Syndrome, uma rara doença genética, que causa desenvolvimento intelectual atrasado e problemas de coordenação motora. Desde que o bebé nasceu, Farrell é porta-voz de uma organização que junta pais de filhos com a mesma síndrome. «É importante saber que não estamos sozinhos», garantiu.

Texto: Carla da Silva Santos e Redação WIN; Fotos: DR e reprodução redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0