ABC do piquenique – Comece pelo planeamento
Uma festa ao ar livre bem sucedida requer não só a escolha do local certo para o piquenique, mas também a definição de uma data conveniente. Comece por verificar a previsão do tempo – nada estraga os planos como uma chuva inesperada ou ventos fortes.
Não se esqueça de que um piquenique pode ser organizado numa variedade de locais. Por conseguinte, uma ótima escolha não será apenas o relvado do seu próprio jardim ou terreno de recreio, mas também a praia, uma clareira florestal ou um grande parque, desde que cumpra os regulamentos locais. Em algumas zonas não são permitidos piqueniques ou relva pisada – certifique-se de que o local escolhido é adequado a este respeito.
Prepare uma ementa para um piquenique
Uma refeição ao ar livre tem as suas próprias regras – especialmente quando não há fogão, grelhador ou fogueira disponíveis. Os piqueniques típicos são organizados principalmente no verão por uma razão, quando está quente e agradável o suficiente para que ninguém pense em comer sopa quente.
Que pratos se adequam a um piquenique? Acima de tudo, os que podem ser preparados com antecedência e levados consigo: sanduíches, aperitivos, tortilhas, fruta e legumes frescos, bem como outros tipos de aperitivos, como uma tábua de queijos ou charcutaria. A base é cozinhar tudo em casa, embalando as porções acabadas em recipientes para levar consigo. Tem falta de recipientes para alimentos que possam ser fechados? recipientes para alimentos e bebidas Não há problema – a Pepco tem à sua espera produtos económicos e práticos!
Reúna a louça, os talheres e os acessórios necessários
É difícil imaginar uma refeição confortável ao ar livre sem pratos, talheres e guardanapos. Dependendo dos pratos que vão ser servidos, é aconselhável combiná-los com louça e talheres adequados. Para as sandes, os pratos são suficientes, mas os garfos ou as colheres também podem ser úteis para comer a massa folhada. Lembre-se também dos artigos para servir as bebidas – copos ou taças são ideais.
Quando se faz uma refeição ao ar livre, não é aconselhável utilizar pratos descartáveis feitos de plástico fino, que se danificam facilmente. Uma melhor opção é a louça reutilizável – seja de porcelana, vidro ou plástico – que pode facilmente resistir a uma utilização prolongada. Pratos, tigelas e outras louças ideais para um piquenique podem ser encontrados na oferta da Pepco a preços excelentes.
Considere os têxteis para piquenique
Um piquenique? Só numa manta! De preferência de grandes dimensões e resistentes à humidade e à sujidade. Uma manta de piquenique especial não custa muito e servirá para toda a família durante muitas estações. As mantas deste tipo são geralmente de uma cara. A cara superior é macia e confortável para se sentar. A inferior, por outro lado, é lisa, ligeiramente escorregadia e resistente à humidade e a defeitos acidentais.
Os guardanapos são um dos têxteis de piquenique que vale a pena levar consigo para o exterior. Permitem-lhe manter as mãos limpas e podem mesmo substituir os pratos quando serve produtos como bolos com levedura ou panini.
Vale a pena comprar um cesto de piquenique?
O termo “piquenique” é associado por muitas pessoas precisamente a um tipo específico de cesto de vime, no interior do qual se encontram talheres, louça e, muitas vezes, refeições ligeiras de vários tipos. Um cesto de piquenique tão especial não é muito barato, mas, teoricamente, oferece tudo o que é necessário para um piquenique. Será que é mesmo?
Isto depende do modelo específico do cesto, mas também do tipo de piquenique que pretende organizar e para quantas pessoas. O cesto de piquenique tem uma capacidade e um conteúdo específicos. Em muitos casos, pode ser mais vantajoso completar você mesmo/a a louça, os talheres e os acessórios. No entanto, um cesto de piquenique pode ser útil – especialmente se costuma fazer piqueniques com um grupo regular e bastante pequeno.
Que outras coisas devem ser consideradas para a organização de um piquenique?
Uma refeição ao ar livre num ambiente verde pode ser tão agradável devido ao facto de ter lugar na beleza da natureza. Para desfrutar de um tempo igualmente agradável da próxima vez, cuide também do ambiente. Leve consigo todos os resíduos gerados durante o piquenique – pode não haver um caixote do lixo ou este pode estar cheio demais numa clareira da floresta ou na margem de um lago. É sempre bom levar uma bolsa ou um saco de plástico para colocar o lixo e deitá-lo no sítio certo.
Organizar um piquenique é um prazer e uma grande atração para pessoas de todas as idades. Tudo o que precisa é de um pouco de tempo para organizar e preparar a refeição, um local adequado e bom tempo. Esta é uma receita comprovada para o piquenique perfeito.
Siga a Revista Maria no Instagram