Nacional

Pivô da TVI é «castigado» e e entra em depressão. «Ele já não falava com ninguém»

7 Março, 2019

Frederico Mendes Oliveira confirma ao site da revista Maria que lhe foi diagnosticada uma depressão. O regresso ao ecrã está marcado para «daqui a um mês».

Frederico Mendes Oliveira deu-se a conhecer ao grande público quando começou a apresentar o Diário da Manhã da TVI, estação para onde entrou em 2002. Acumulou posteriormente funções na secção de desporto do mesmo canal, tendo apresentado programas da especialidade na TVI24. Está afastado daquele formato matinal desde novembro do ano passado e do canal de Queluz de Baixo há cerca de um mês.

Ao site da revista Maria, o pivô confirma estar de «baixa médica». «Entrei em burnout [esgotamento]. Decidi tirar baixa porque comecei a ter sintomas de depressão, o que infelizmente se confirma», disse.

A Maria sabe, no entanto, que o «desaparecimento» dos ecrãs de Frederido Mendes Oliveira pode estar relacionado com «uma discussão com a editoria de desporto». «Ele foi castigado. Colocaram-no ‘desk’, que é a secção que faz apoio aos pivôs, que escreve os textos em off», conta fonte da TVI ao nosso site.

«Ele estava de rastos»

De acordo com a mesma fonte, Frederico Mendes Oliveira não conseguiu esconder a sua desmotivação. «Ele estava de rastos. Já não falava com ninguém. Transformou-se muito quando esteve no ‘desk’, não por ser um trabalho menor, mas apenas porque não era isso que ele gostava de fazer. Desaparecia e chegava atrasado… Ele não é irresponsável, era apenas uma consequência do que aconteceu», revela também.

À Maria, o jornalista nega ter sido «afastado da TVI». «Foi iniciativa minha tirar baixa médica. Achei que seria injusto trabalhar com uma depressão», justifica, frisando que a estação da Media Capital lhe tem dado «todo o apoio». O regresso, adianta ainda, está marcado «para daqui a um mês», afirma ainda à Maria.

Alerta dado no Facebook

Foi nas redes sociais que o pivô deu o alerta para o seu estado de saúde. «Não importa as vezes que vais ao fundo. Importa o querer levantar. Para os meus amigos e colegas mais preocupados com a minha ausência, fica a promessa de que estou a tentar com muita força e vou conseguir», escreveu.

Depois de contacto pela Maria, esclareceu também no Facebook ter-se tratado «apenas» de «um desabafo», reafirmando estar com «uma depressão e a ser tratado». «Não existe qualquer problema entre mim e a TVI. Aliás, a TVI tem sido fantástica na forma como me tem ajudado em tudo aquilo porque estou a passar. Como referi no post que deu origem a este, o importante é recuperar o mais rapidamente possível e reafirmo, vou conseguir», termina.

O que é a síndrome de Burnout?

De acordo com o Hospital Lusíadas, a síndrome de Burnout é «uma resposta complexa ao stresse profissional prolongado ou crónico», lê-se no site da unidade de saúde.

«O tratamento implica melhorar as circunstâncias e as condições que originaram o burnout, de que se destacam a melhoria das condições de trabalho e das relações profissionais com diminuição do isolamento», diz ainda.

Texto: Ana Filipe Silveira e Ana Lúcia Sousa; Fotos: reprodução redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0