Lifestyle

Por que motivo se celebra o Dia dos Namorados?

14 Fevereiro, 2020

Esta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, celebra-se o Dia dos Namorados, também conhecido como Dia de São Valentim.

Por alturas do séc. III, o Imperador Cláudio II, querendo formar um poderoso exército romano, proibiu temporariamente a celebração de casamentos, para garantir que os jovens estavam apenas focados na guerra e na vida militar.

Porém, o bispo Valentim decidiu contrariar o Imperador e continuou a celebrar casamentos. Esta prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

Durante os dias em que esteve preso recebeu flores e cartas, enviados por anónimos como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta.

Reza a lenda que enquanto aguardava na prisão pelo cumprimento da sua sentença, Valentim apaixonou-se pela filha de um carcereiro, que era cega. A jovem, movida pela curiosidade, quis visitá-lo e, quando se aproximou dele, recuperou a visão.

Antes da execução, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de despedida, na qual assinava como «Seu Namorado» ou «De seu Valentim».

A ordem de execução dada por Cláudio foi cumprida e Valentim acabaria por ser decapitado num 14 de fevereiro de finais dos anos 200 (séc. III).

Texto: Redação WIN/Conteúdos Digitais; Foto: Pixabay

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top