Nacional

Queridos Papás: Mafalda Marafusta revela que a sua personagem se vai apaixonar por uma mulher

19 Março, 2023

Mafalda Marafusta dá vida a uma doméstica que tem três filhos e vive para a família, até que se apaixona por Rita e coloca um ponto final no casamento.

Com um novo visual, morena, Mafalda Marafusta diz que “voltei ao meu tom natural. Dez anos depois consegui. Estou muito feliz”. Na nova novela da TVI, Queridos Papás, que estreou no dia 13 de março, a atriz dá vida a Alice, casada com Xavier (Tiago Teotónio Pereira), de quem tem três filhos.

No entanto, vai apaixonar-se por uma mulher, Rita (Diana Nicolau). “Ela casou-se muito nova e teve o primeiro filho com 16 anos. O marido foi trabalhar e ela ficou durante 15 anos em casa a tomar conta das crianças. Não tem uma carreira, não tem amigos, focou-se exclusivamente nos filhos, e no início da novela vê-se que ela não está contente com a vida e apaixona-se por outra pessoa do mesmo sexo”, começa por contar a atriz, que afirma que “vai haver um confronto mesmo depois de nós nos aceitarmos, com toda a gente à nossa volta.

Como é que redefinimos a nossa pessoa perante os outros e como é que conseguimos proteger os nossos filhos e as pessoas de quem nós gostamos, para não serem magoados no meio disto tudo?”, questiona acerca do seu papel. No entanto, Mafalda Marafusta não esconde que está perante um grande repto que lhe foi proposto. “Foi um grande desafio, porque é uma situação que está muito longe de mim. São três filhos. São responsabilidades que eu ainda não tenho. E há a questão da homossexualidade”, explica.

A atriz afirma que Alice “é um desafio a um lado de mim ou da vida que eu nunca tinha pensado: como é que as pessoas nestas situações gerem tudo, as suas expectativas e as dos outros, dos filhos… Está a pôr-me a pensar na minha própria vida”, reflete e não esconde que falou com algumas pessoas para criar a sua personagem.

Mafalda Marafusta nunca foi mãe e reconhece que ter três filhos na história “é difícil, mas eles têm-me ajudado muito. Na verdade, são eles que têm de ter mais paciência comigo do que eu com eles”, afirma.

Mafalda Marafusta sobre personagem homossexual:  “Cada um faz o que quer”

A atriz tem a noção que por causa da sua personagem, por se falar da homossexualidade, corre o risco de estar mais exposta a críticas.

“É possível porque toca em assuntos que estão muito na berlinda. Eu não quero desrespeitar ninguém, porque cada um faz o que quer e eu aceito mesmo. Só que não é uma narrativa que é minha, então tenho medo de apresentá-la de uma forma não tão correta. Como é que posso defender uma coisa que não é a minha causa, mas que também é ao mesmo tempo?”, questiona e acrescenta: “A Alice toma decisões que nem toda a gente vai aceitar e eu tenho medo que por causa disso possam pôr em causa tudo o resto e que esta questão da homossexualidade seja superior ao que realmente aquela mulher está a sentir. Porque isso é que é importante. Ela está completamente ostracizada, não ‘respira’, não vai a um cinema, não faz nada, não tem nada dela. Não quero ofender ninguém e quero glorificar até.”

A atriz não esconde que sente o peso da responsabilidade acrescido nesse sentido: “Até tenho evitado algum tipo de entrevistas porque receio fazer asneira e não é um tema em que queira fazer asneira.”

Trabalhar com Tiago Teotónio Pereira

Mafalda Marafusta nunca tinha trabalhado com Tiago Teotónio Pereira. “Estou a gostar muito. É muito divertido e prazeroso. Ele é uma ótima contracena. Conseguimos brincar – não levem esta palavra muito a sério. Realmente, eu olho para ele e ele está lá e eu sei que o que quer que aconteça ele vai apoiar-me e eu a ele. Estou muito feliz de trabalhar com o Tiago.”

Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Zito Colaço e Divulgação TVI

Leia ainda:

Fernando Pires: ator de Queridos Papás revela que não tem tempo para ser pai

 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0