Nacional

Dança Com as Estrelas: José Luís Gonçalves já «ensina enfermeiras a tourear»

4 Fevereiro, 2019

José Luís Gonçalves continua internado, mas apresenta melhoras surpreendentes. O toureiro já fala, já come e até ensina as enfermeiras a tourear. Se tudo correr bem, ainda começa a andar este ano.

Foi a 28 de julho de 2013 que José Luís Gonçalves caiu de umas escadas na estreia de Dança Com As Estrelas, TVI, à frente de todos os concorrentes. Raquel Tavares era uma das concorrentes na altura e voltou este domingo para prestar uma homenagem ao toureiro, que está internado na Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais.

O site da Revista Maria falou com Américo Manadas, amigo de longa data do toureiro, que nos contou qual o estado de saúde atual de José Luís Gonçalves, seis anos depois do acidente. «Dentro do que está, está muito bem. Estive a semana passada com ele, gostei muito de o ver, ele está a recuperar muito bem. Estou convencido que este ano é capaz de começar a andar. Fé não falta», começa por contar o amigo de sempre.

«Ele fala, já falei com ele ao telefone também. Ligo para a Isabel e ela põe-lhe o telefone na orelha e falamos um bocadinho. Fala com a voz arrastada e reconhece-me a voz. Houve um dia que fui lá e ele não me conheceu, mas depois quando falei e disse o nome reconheceu. Já levei um vídeo de uma corrida e ele fica vidrado a ver», conta, Américo Manadas.

José Luís Gonçalves está a viver há seis anos em hospitais, primeiro em Santa Maria, depois Alcoitão e agora na Aldeia de Juzo e não há previsão de um dia voltar para casa. «Está a ter umas melhoras que nunca tínhamos previsto. Ele ensina as enfermeiras a tourear e farto-me de rir. Ele faz fisioterapia de manhã e à tarde, terapia da fala… Eu acho que ele sabe que caiu, mas não se lembra de nada», explica.

O dia a dia de José Luís Gonçalves é passado entre terapias. Movimenta-se em cadeira de rodas e já sai para dar passeios. «O rapaz só quer é comer, ainda na passagem de ano lhe liguei para lhe desejar um bom ano, ele falou comigo para me dizer para eu ligar mais tarde que agora estava a comer. Fartei-me de rir. Ele passou o ano no hospital, mas pode sair. às vezes a Isabel leva-o a passear de carro, para ele apanhar ar», partilha Américo.

Isabel, a mulher de José Luís Gonçalves tem sido também uma enfermeira para o marido. Está sem trabalhar para se dedicar por inteiro ao toureiro. «Ela é uma santa e ele também diz que é. Se ele está vivo pode-lhe agradecer a ela. Ela está todos os dias com ele e a puxar por ele, não trabalha para estar com ele. Ela vai buscar força na fé, na esperança da recuperação», sublinha.

Homenagem de Raquel Tavares

«Para ti, que eu sei que é possível que me estejas a ver, eu e o Edgar viemos aqui hoje dançar este Paso Doble para te dizer que nunca, mas mesmo nunca ao logo destes quase seis anos, te esquecemos, que vives na nossa memória, no nosso coração e na nossa alma, que tens sido um exemplo para a nossa vida. Estava na altura de te lembrar, meu querido José Luís Gonçalves», disse a fadista em direto.

Mas José Luís Gonçalves não viu. «Já estava a dormir. Falei com a Isabel (a mulher dele), ela gostou muito, quando acabou de ver, telefonou-me a dizer que a Raquel tinha falado com ela para lhe dizer que ia ao programa e que ia fazer uma homenagem ao Zé. Até pus um agradecimento no Facebook». conta Américo Manadas, amigo de longa data do toureiro.

Leia ainda: Cristina Ferreira assistiu ao Dança com As Estrelas e também homenageou José Luís Gonçalves
Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Arquivo Impala

 

 

 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top