Virgílio relembra Margarida (Inês Herédia) do convite para jantar e pergunta se pode ser hoje. Ele tem urgência em que os vejam juntos e que achem que têm um caso. Margarida não tem como recusar.
Gonçalo aparece novamente no atelier de Vitória e ela pergunta-lhe se ia a passar por acaso, novamente. Ele diz que vinha ver a peça que fizeram, mas Vitória já percebeu que ele gosta dela. Vitória pede-lhe a verdade e ele beija-a. Envolvem-se e começam a despir-se.
Mariana abraça a avó e diz que correu tudo mal, pois Laura está mesmo chateada e já está a viver no turismo rural. Mariana pergunta se não deviam voltar atrás, mas Benedita tem plena consciência do que fez e acha que é o mais correto. Benedita diz que Jorge também já fez a mala para ir para o turismo rural e JD (Pedro Sousa) fica apreensivo.
JD liga a Mónica e pergunta-lhe se está a trabalhar. Ela diz que sim e ele pergunta-lhe se há alguma novidade. Mónica estranha aquelas perguntas. JD despede-se de Mónica e não a ouve a convidá-lo para ir jantar lá a casa.
Benedita pede a Mariana para voltar para casa, mas Mariana lembra que saiu dali para sua segurança e segurança da família. Benedita acha que as coisas estão mais calmas e podem voltar a contratar “Rodrigo”. Mariana aceita, mas desde que “Rodrigo” volte como seu namorado e não guarda-costas. Benedita fica surpreendida e JD fica tenso.
JD ainda está a digerir a informação de que ele e Mariana são namorados, num misto de surpresa e felicidade. JD acha mais prudente voltar com Mariana para o palacete, mas todos concordam que é melhor manterem o namoro em segredo, para não criarem mais conflitos.
Gonçalo conta a Nuno (Tiago Teotónio Pereira) que teve curiosidade em conhecer a mãe de Duarte (Duarte Gomes) e agora acha que está apaixonado por ela. Nuno fica atordoado com aquela informação e avisa que tem tudo para correr mal, mas Gonçalo sente que há uma ligação especial entre eles e que pode ser uma maneira de reparar o mal que fez.
FLASHBACK Mónica (Catarina Nifo) já pôs a mesa para jantar e liga a JD (Pedro Sousa) para o relembrar de que está à espera dele. JD não se lembra de ter sido convidado e diz que já tem planos com Mariana (Matilde Reymão). Mónica ferve de raiva e lembra-se do ataque a Mariana. Mónica afirma que devia ter mesmo dado cabo dela. Mónica liga a um amigo e pergunta-lhe se ainda tem a carrinha, pois precisava dela para fazer um serviço à noite. Mónica está na carrinha com Zé. Está vestida de preto e coloca um capuz para não ser reconhecida. Pega nas chaves do palacete e sai. Mónica entra no quarto de Mariana e suja a cama dela com um spray de sangue sintético. Depois faz uma chamada. Zé desliga a chamada e em seguida desliga o quadro elétrico do palacete. Mariana tenta acender a luz. Depois vê a cama cheia de sangue e fica em pânico. Vai para gritar, mas Mónica enfia-lhe um saco na cabeça, impedindo-a de pedir ajuda. Mónica sai do quarto com Mariana desmaiada e arrasta-a em direção ao WC do hall.
Mariana despede-se de Hector (Christian Escuredo). JD está com ela e leva as suas malas. Sofia (Catarina Rebelo) também se despede da amiga. Hector diz-lhe que pode voltar quando quiser e acha que está mais segura ali. Mariana pede a Sofia para cuidar de si e se precisar que lhe ligue. Mariana diz a Hector que vão falando, pois têm um restaurante para pôr de pé.
Laura (Alexandra Lencastre) bebe whisky com Hector e desabafa sobre como se sente triste com forma como foi tratada por Benedita (Maria do Céu Guerra) e Mariana. Laura diz que elas, melhor do que ninguém, sabem das suas fragilidades e por isso não lhe podiam ter feito aquilo. Laura diz que sempre foram as 3 muito unidas.
Mónica já está a dar início a mais um torneio de bilhar. Manuel (Duarte Gomes) gosta daquela animação e agradece a Mónica. Virgílio (Diogo Morgado) aparece e Mónica convida-o para jogar. Manuel reconhece Virgílio.
Mariana e JD entram no quarto de Mariana, mas ela lembra-se imediatamente do que aconteceu ali e fica em pânico. JD tenta acalmá-la, mas Mariana não consegue continuar ali. JD leva Mariana para o seu quarto e ela confessa que dormiu ali depois dele ir embora. JD diz que fica noutro quarto, porque a relação deles é como se fosse estritamente profissional e além disso tem muito respeito por Benedita. Mariana fica frustrada.
Sofia vê Manuel a jogar com Virgílio e fica apreensiva, pois reconhece-o e sabe que já o tentaram roubar. Manuel não tem problemas com isso. Ganha o jogo e consequentemente o dinheiro da aposta.
Hector ajuda Laura a ir para o seu quarto, pois já está um pouco embriagada. Laura vê Mónica e reconhece-a. Laura diz que se casou há um dia e está à espera que o marido venha ter com ela. Mónica dá uma parte do dinheiro das apostas a Hector e recusa ir para a cama com ele, por estar cansada. Hector fica ainda com mais desejo.
Virgílio leva Margarida (Inês Herédia) a casa e Rui (Daniel Viana) passa-se por ela ter preferido ir jantar com um engate do que com a filha. Margarida não gosta da forma como ele fala e Rui acaba por ser violento. Virgílio defende Margarida e diz-lhe que se voltar a tocar-lhe daquela forma, chama a polícia.
Mariana repara que JD não está na cama e vai à cozinha e encontra JD a beber água. Ela diz que ficou com fome e pega numa taça de morangos. Come um morango de forma provocadora e JD não resiste e beija-a. Ela brinca com ele utilizando morangos e gelado. O ambiente aquece e ele leva-a para o quarto.
A flor de lis de Irene (Sílvia Filipe) é banhada pela luz da lua. Passado uns segundos ganha uma nova folha, pequena e frágil. Simboliza a gravidez de Mariana.
Benedita vai para contar a Irene que Mariana dormiu com JD, mas Irene já sabia e até sabe o que se passou, pois deu frutos. Benedita não entende e Irene não aprofunda.
Margarida olha para as malas de Paz (Aline Neves), angustiada. Rui quer falar sobre o que aconteceu ontem, mas Margarida acha que não há nada para falar e assume que a relação deles já não era nada há muito tempo. Margarida nem ficou chateada com a traição e só quer que a filha seja feliz, ali com ela ou com ele na Escócia.
Sanjay (Mário Oliveira) e Aruna (Noua Wong) procuram o caminho numa aplicação de mapas. A mala de Sanjay começa a andar sozinha e ele vai atrás dela. Margarida e Rui colocam as malas de Paz no carro.
Sanjay fica sem bateria e pede informações a Rui, mas ele diz de forma ríspida que não é dali. Margarida e Paz não gostam da forma como ele fala. Paz diz que esteve a pensar melhor e afinal já não quer ir. Rui fica chateado e Paz sente que o pai a odeia, o que a deixa triste. Sanjay vê Paz triste e oferece-lhe um colar para atrair coisas boas.
Recorde o episódio anterior de A Protegida
Texto e fotos: TVI