Benedita (Maria do Céu Guerra) perde-se nos seus pensamentos e Laura (Alexandra Lencastre) pergunta-lhe em que está a pensar. Benedita revela que está a pensar no melhor para Mariana e que está na hora de avançar.
Virgílio (Diogo Morgado) avisa Margarida (Inês Herédia) que hoje chega o primeiro carregamento da cooperativa peruana e não quer falhas, pois é um negócio muito importante. Margarida diz que vai já enviar a equipa de controlo de qualidade.
Jorge prepara o copo para Laura tomar os comprimidos e diz que não gosta nada de causar atritos entre ela e Mariana. Laura afirma que não vai ceder aos caprichos da filha. Jorge lembra que têm um dia importante pela frente. Laura diz que vai só enviar uns emails e olha para os comprimidos.
Mónica (Catarina Nifo) abre um cacifo e rouba dinheiro. Gonçalo (João Bettencourt) aparece e dá-lhe um sermão por não aprender a lição. Mónica diz que prefere assim, do que ficar presa ao passado como Gonçalo. Ele assume que não consegue esquecer o que se passou e está a pensar dedicar-se só a dar aulas aos miúdos. Mónica acha pouco ambicioso.
Mariana e Hector (Christian Escuredo) passeiam no forte. JD vai atrás deles. Mariana e JD recordam quando brincavam por ali. Hector oferece uma t-shirt a Mariana com a estampa “ganhei um prémio Gastromundi” Mariana acha piada e Hector ajuda-a a vestir a t-shirt. JD fica cheio de ciúmes e empurra Hector. Mariana fica atrapalhada e quer ir embora.
FLASHBACK Mariana e JD em crianças visitam o forte e fingem que o forte está a ser atacado. Mariana diz que se não conseguisse fugir, chamava JD. Este diz que a defendia. Os dois correm pelo forte. Os turistas riem-se da brincadeira deles.
Mariana e JD chegam a casa. Ela vem chateada por JD ter reagido mal quando Hector a ajudou a vestir a t-shirt. Ele acha que Hector se quis aproveitar dela, mas Mariana não aceita quele comportamento paternalista por parte de JD e vai embora irritada.
Jorge conversa com Gonçalo e Mónica sobre o divórcio. Jorge diz que chegaram à conclusão de que era o melhor agora, mas acredita que melhores dias virão e não quer perder o contacto com os filhos. Jorge vai ter com Clarice (Fernanda Serrano) ao quarto e quer beijá-la, mas ela lembra que agora são divorciados e não podem dar bandeira. Só podem estar juntos quando estiverem sozinhos, como bons amantes que são agora. Clarice está a escolher um vestido caro e pede a Jorge para pagar. Ele assim o faz e ela fica toda contente.
JD desabafa com Nuno (Tiago Teotónio Pereira) sobre a forma como Hector trata Mariana. Nuno acha normal, pois deve estar interessado nela e diz que JD tem de decidir se quer ser guarda-costas ou namorado de Mariana. JD diz que quer ser guarda-costas, mas gostava de ser namorado. Nuno diz-lhe que tem de escolher e aproveita para contar que Gonçalo decidiu não combater mais. JD fica chocado. JD não se conforma que Gonçalo tenha desistido de lutar. Mónica aparece para falar com JD e Nuno deixa-os a sós. Mónica pede desculpa pelo que fez a Mariana, mas JD não a desculpa até ela provar que não volta a fazer um disparate daqueles.
FLASHBACK Manuel (Duarte Gomes) passa uma mochila a Sofia (Catarina Rebelo), mas ela está hesitante se será uma boa ideia. Manuel garante-lhe que vai correr tudo bem. O telemóvel de Sofia toca com uma chamada de Mariana e ela lembra-se do conselho que ela lhe deu para não desistir dos seus sonhos. Fica ainda mais hesitante. Manuel goza com ela e diz que a trabalhar ali nunca vai conseguir ser advogada.
Sofia e Manuel estão perdidos na fábrica e acabam por fazer barulho. O segurança ouve e pergunta quem está ali. Sofia e Manuel desatam a correr.
Mariana foi à cozinha comer qualquer coisa e encontra-se com JD. Ele diz que esteve a ouvir um podcast sobre masculinidade tóxica e que ganhou vergonha na cara. Mónica liga a Mariana e pergunta-lhe se pode ir ter com ela a sua casa. JD diz imediatamente que não, mas Mónica e Mariana não percebem porquê e combinam na mesma.
JD tenta convencer Mariana de que pode ser perigoso Mónica ir lá a casa, mas ela não vê perigo nenhum. Jorge quer falar com Mariana sobre o casamento, mas ela não está interessada. JD avisa Jorge que Mónica virá lá a casa amanhã e ele fica em pânico.
Benedita entrega a carta do hospital a Laura e pergunta-lhe se se tem sentido bem. Laura diz que sim e que aquilo deve ser a fatura da última consulta. Jorge chega e Benedita deixa-os a sós.
O segurança verifica o gabinete de Virgílio, mas não vê nada de suspeito e sai. Sofia e Manuel respiram de alívio, mas logo ficam em pânico, quando ouvem o segurança a trancar a porta.
Clarice diz a Mónica que pode voltar para casa e ela festeja. Mas avisa-a de que tem de trabalhar. Mónica diz estar a tratar disso. Clarice pergunta-lhe se arranjou um namorado milionário, mas Mónica afirma que não quer depender de nenhum homem.
Manuel e Sofia confirmam que estão trancados. Manuel quer encontrar o dinheiro e depois saem pela janela. Sofia não vê cofre nenhum, mas Manuel tem a certeza de que o viu e começam a procurar.
Jorge pergunta a Virgílio se anda a fazer mais alguma coisa a Laura, pois ela recebeu uma carta do hospital. Virgílio diz que não vale a pena Jorge se preocupar, porque não vai ganhar nada com aquele casamento, já que Laura vai passar tudo para o nome de Mariana. Virgílio prefere que seja Mariana a herdar, em vez de Jorge, pois Mariana é mais fácil de manipular.
Sofia e Manuel conseguem finalmente entrar na sala secreta, mas não conseguem abrir o cofre. Preocupam-se agora em como sair dali.
Recorde o episódio anterior de A Protegida
O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela