Na novela A Protegida, da TVI, Margarida (Inês Herédia) chega à fábrica, abre os estores, liga o rádio e cantarola. Margarida anda por ali a abrir estores e a falar ao telemóvel. Sofia (Catarina Rebelo) acorda, demora um tempo a situar-se, depois lembra-se onde está e fica em pânico ao ouvir alguém aproximar-se. Sofia acorda Manuel (Duarte Gomes) e ele também fica em pânico. Anita (Marina Mota) bate à porta do quarto de Sofia e diz que precisa dela na receção. Não obtém resposta e decide entrar. Anita estranha a cama estar feita e avança para o WC. Anita encontra Hector (Christian Escuredo) e conta-lhe, aflita, que Sofia não dormiu ali. Hector não vê mal nenhum nisso, mas Anita teme que o ex-marido dela tenha voltado e por isso chamou a polícia. Hector fica tenso. Manuel e Sofia estão em pânico com o aproximar de alguém. Margarida estranha a porta estar trancada.
Destranca-a e deixa uns papéis em cima da secretária. Sofia tem vontade de matar Manuel. Ele puxa-a para saírem dali o mais rápido possível. Manuel e Sofia andam pela fábrica e fingem ser trabalhadores. Jorge (Paulo Pires) tranca-se no WC, liga a Mónica (Catarina Nifo), mas vai para o voice-mail. Depois liga para Clarice (Fernanda Serrano), mas também vai parar ao voice-mail. Fica irritado e sai. Benedita (Maria do Céu Guerra) liga ao advogado e diz que tomou uma decisão que pensa ser a melhor para o futuro da sua família. Benedita abre uma mala cheia de lingotes de ouro, olha-os e diz que espera ter tomado a decisão certa.
Jorge tira todas as suas fotos com Laura (Alexandra Lencastre) e a sua família que Mónica possa ver. Irene estranha e pergunta a Jorge se está a fazer remodelações. Jorge diz que está a preparar uma surpresa para o casamento e pede a Irene para ser sua cúmplice. Ela não confia nele, mas não se quer meter no assunto. Jorge deixa cair uma foto, mas não se apercebe. Sofia e Manuel chegam ao turismo rural e ficam em pânico ao ver a GNR. Sofia diz a Manuel para ir embora dali e lembra-se de um assalto que fizeram e que correu mal. Manuel diz-lhe que não fez nada de mal e só tem de entrar e falar com a GNR, mas Sofia está em pânico e diz que não é capaz. Anita está a contar aos PJs o que poderá ter acontecido. Sofia chega e conta que achou que estava a ser perseguida por Manuel e fugiu, mas não tem a certeza se era ele ou não. Anita acha melhor Sofia apresentar queixa, mas Hector diz que talvez não seja necessário. Anita insiste e Sofia acaba por ir.
Manuel chega e finge normalidade. Anita conta-lhe que o ex-marido de Sofia apareceu e ela foi fazer queixa. Manuel disfarça o desconforto e pergunta por Hector. Anita diz-lhe que está no seu escritório e ele dirige-se para os quartos. Hector ameaça Manuel e exige saber o que se passou. Manuel não gosta de ser ameaçado e aponta a arma a Hector, que gela. Hector muda de atitude e relembra que sempre o ajudou. Manuel conta que tentaram assaltar uma empresa, mas não correu bem. Hector aconselha-os a ter cuidado e diz que Sofia foi apresentar queixa. Manuel sai determinado a mudar isso. Margarida conta a Laura que Paz está decidida a ir para Edimburgo e Laura pergunta-lhe se vai também. Margarida não quer ir, mas também não quer ficar longe da filha e não sabe o que fazer. Laura acha que Margarida já sabe o que tem a fazer, mas talvez não esteja preparada para isso Paz e Leandro chegam, entusiasmados da visita à fábrica da Delta. Paz reclama por Leandro não ter tirado notas. Leandro diz que tem tudo registado na sua massa cinzenta. Paz acaba por rir.
Ainda em A Protegida
Sofia regressa da GNR e entra no quarto e Manuel já lá está à espera dela. Ele pergunta-lhe se fez queixa dele e Sofia diz que não. Manuel fica mais aliviado e diz que Hector não volta a tratá-los mal, mostrando a arma. Sofia assusta-se e pergunta-lhe o que vai fazer. Manuel diz que vai atacar Hector onde lhe dói mais. Mariana fala com Hector ao telemóvel. Mónica continua deslumbrada com a casa e imagina a mãe a viver ali. Mariana diz que falou com Hector e Mónica vai trabalhar no turismo rural. Mónica fica muito agradecida, JD é que não acha piada nenhuma. Laura chega e pergunta quem é Mónica. Ela vai a dizer que é irmã de JD, mas não acaba a frase. Mariana interrompe Mónica antes de dizer o verdadeiro nome de JD. Depois apresenta toda a gente a Mónica e provam os bolinhos que Irene fez. Mónica fica desconfortável com a dinâmica familiar de Mariana e diz que tem de ir embora. Mónica conta à mãe que esteve na casa onde JD trabalha e gostava de ser a rapariga que ele protege, pois vive num palacete, rodeada de amor e mimos. Clarice diz-lhe que não é bem assim e que aquela gente não é assim tão boa. Mónica fica intrigada.
JD entrega uma fotografia a Jorge que ele deixou cair e que por sorte Mónica não viu. Jorge agradece-lhe, mas JD diz que fez aquilo por Mónica, pois sabe bem o que sentiu quando descobriu o que ele e a mãe faziam. Jorge promete que esses tempos acabaram. Laura diz que conheceu uma amiga de Mariana e que gostava de a conhecer melhor. Jorge finge-se surpreendido ao saber que a tal amiga é irmã de “Rodrigo”. Laura sugere convidarem Mónica para jantar lá em casa, para que a possa conhecer melhor. Todos fingem entusiasmo. Clarice já contou a Mónica que namorou com o pai de Mariana e que a mãe dela lhe roubou o namorado, por isso aquela gente não é tão boa como parece. Mónica fica mal impressionada e diz que não volta àquela casa. Clarice pega no telemóvel. Jorge recebe uma mensagem de Clarice a avisá-lo que Mónica esteve no palacete e o cerco está a apertar. Jorge fica enervado.
Mariana e JD juntam-se aos restantes, mas o ambiente na sala é mais tenso e a presença de Jorge não agrada a Mariana, por isso decide ir para o quarto. José Diogo vai com ela. Laura também vai dormir e pede a Jorge para ir com ela, mas ele diz que ainda tem uns emails para mandar. Virgílio diz que já ouviu desculpas melhores e os dois ficam picados. O quadro da eletricidade vai abaixo. A luz no Palacete apaga-se, Mariana tenta ligar, mas não funciona. Depois vê que tem a cama cheia de sangue e fica assustada. Mariana vai para gritar, mas alguém lhe enfia um saco na cabeça e já não consegue. JD entra à procura de Mariana e fica em choque ao ver a cama, ao que parece, cheia de sangue. JD procura Mariana. Laura e Benedita querem ajudar, mas JD acha melhor ficarem ali, enquanto ele vai lá fora tentar perceber o que se passa. JD procura no jardim. Ouve uma porta de uma carrinha a deslizar e a bater. Fica em pânico. José Diogo atira um tijolo à carrinha e ela para. José Diogo corre para lá e está prestes a abrir a porta, mas a carrinha volta a arrancar e ele fica para trás.
Recorde o episódio anterior de A Protegida
O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela
Siga a Revista Maria no Instagram