Telenovelas

Consultório Maria: «Noto que não fico lubrificada»

20 Fevereiro, 2018

mulher

O consultório da Revista Maria relata casos reais e responde a perguntas dos nossos leitores, com a ajuda do psicólogo sexólogo clínico Fernando Mesquita.

“Desde que iniciei a minha vida sexual tenho notado que não fico lubrificada e isso faz com que a penetração se torne dolorosa. Questiono o que poderei fazer para ultrapassar esta situação.»

Normalmente, a vagina fica lubrificada quando existe excitação erótica. Baixos níveis hormonais, efeitos secundários de alguma
medicação, a fase do ciclo menstrual e lesões no sistema nervoso são as principais causas biológicas. Como causas psicológicas geralmente é apontada uma falta de desejo sexual, experiências sexuais traumáticas (por exemplo, violação ou incesto), uma educação repressiva, falta de conhecimento sobre o próprio corpo, stress, conflitos conjugais.

O psicólogo aconselha:

São inúmeras as causas para a dificuldade que apresenta pelo que deverá procurar ajuda de um ginecologista ou sexólogo. Muitos casais optam pelo uso de gel lubrificante, para melhorar as relações sexuais, substitutos da lubrificação vaginal natural da mulher. Pode encontrar uma grande variedade de lubrificantes vaginais, nas farmácias, sex-shops ou hipermercados.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0