Peixoto (Vítor Emanuel) continua a sua consulta e os desabafos sobre as saudades da ilha. Valquíria (Maria Sampaio) quer ser a ilha de Peixoto e Celeste (Margarida Antunes) repreende-a por isso. Peixoto sugere que façam terapia em conjunto, mas Teixeira (Rui Melo) diz que isso é impossível, só que em menos de nada, já estão todos acomodados e a falar sobre a sua infância. Teixeira desespera e nisto entra Manuela (Inês Herédia).
Aida (Ana Guiomar) está inconsolável porque São (Sílvia Rizzo) herdou um palacete e ela não. Aida diz que se era para voltar para a miséria, mais valia ter continuado na ilha. Todos tentam animar Aida e dizem que se calhar o palacete não está em bom estado e vai dar chatices, mas Agostinho (Dinarte Branco) lembra que é sempre património e vale dinheiro. Aida fica muito desanimada.
Manuela (Inês Herédia) diz que está farta daquela barulheira e põe todos na ordem. Teixeira (Rui Melo) fica impressionado com a desenvoltura de Manuela. Esta diz que agora já estão reunidas as condições para dar início à terapia e os pacientes ouvem-na muito focados.
Albino (Pedro Alves) foi ter com João Maria (Ricardo Trêpa) convencido de que ele lhe vai pedir para voltar para a presidência da junta e por isso está todo inchado e mostra-se muito disponível. Quando João Maria lhe diz que o quer contratar para secretário, Albino fica de queixo caído.
Manuela (Inês Herédia) está a dar uma espécie de palestra sobre coabitação e Peixoto (Vítor Emanuel), Valquíria (Maria Sampaio) e Celeste (Margarida Antunes) ouvem-na muito atentamente. Na verdade, eles estão vidrados e maravilhados. Manuela começa a dar indicações bizarras, mas eles acedem a tudo o que ela diz. Teixeira (Rui Melo) está sentado no lugar de Manuela e bebe uma chávena de chá para se aclamar. Gabanna (Bruno Cabrerizo) pergunta se está tudo bem e Teixeira conta-lhe que Manuela está a fazer terapia a 3 malucos que acham que ela é melhor psicóloga do que ele, sendo que nunca frequentou um curso de psicologia. Gabanna percebe que o caso é grave.
Albino (Pedro Alves) fica fulo com a proposta de João Maria (Ricardo Trêpa) em contratá-lo como secretário e afirma que o seu lugar é na presidência, mas João Maria recorda-o de que já não é e que a única forma que tem de voltar para a junta é aceitando a sua proposta.
João Maria (Ricardo Trêpa) quer saber se Albino (Pedro Alves) aceita ou não a proposta de trabalho. Albino queria mesmo era voltar para a presidência, mas não sendo possível, tem de aceitar o cargo de secretário. Negoceiam o salário e Albino acusa João Maria de ser verdinho. João Maria assume que precisa da experiência de Albino e daí querê-lo por perto.
Recorde o episódio anterior de Festa é Festa
Texto e fotos: TVI