Aida (Ana Guiomar) pergunta a Tomé (Pedro Teixeira) se já está despachado e ele diz que sim, mas não sabe se vai voltar a vomitar. Tomé não tem vontade nenhuma de ir à missa, mas Aida (Ana Guiomar) lembra-o que é melhor ir, pois El Cacto (Luís Gaspar) ameaçou-os. Tomé desejava nunca ter conhecido El Cacto. Elisabete e Josefa (Rita Salema) também já estão prontas para ir à missa, mas com pouca vontade.
O Padre Osório também está surpreendido com a quantidade de pessoas que vieram à missa. El Cacto diz que prometeu encher a igreja e é isso que vai acontecer. El Cacto repara nas roupas dos padres e diz que também quer uma roupa melhor. Isidro (Carlos M. Cunha) e Osório (João Maria Pinto) ficam desconcertados. El Cacto gostava de vestir uma roupa mais colorida, que transmitisse mais alegria. Os padres explicam-lhe que aquela é a roupa de sacristão e é assim que tem de ir vestido. El Cacto diz que o branco não lhe fica bem e passa despercebido no altar. Os padres não esperavam aquilo e não sabem o que dizer.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) repreende João Maria (Ricardo Trêpa) por continuar a usar o termo “criado”. João Maria pede desculpa e diz que é força do hábito, mas vai tentar mudar. Corcovada pede-lhe para se despachar, para a acompanhar à missa. João Maria diz que hoje não lhe dá jeito, mas Corcovada está farta das conversas dele e diz que vai mesmo. João Maria percebe que não tem outra hipótese.
Fátima (Marta Andrino) diz que vai à missa, dê por onde der, e se Delfim (António Melo) não aparecer, vai fechar o café. António (Luís Gaspar) tem medo que Fátima arranje problemas, mas ela diz que vai ter é se não for. Jorge (Manuel Melo) fica com vontade de ir à casa de banho e diz que quando foi convocado para ir à missa também ficou assim. Começam todos a sair para ir à missa, mas Delfim chega e impede Fátima de sair.
Jorge trabalha, alegremente, quando El Cacto aparece e o convoca para ir à missa no domingo. Jorge diz que não pode porque nesse domingo trabalha, mas El Cacto ameaça-o de que se não for lhe corta os pés. Jorge fica muito nervoso e com vontade de ir à casa de banho.
Glória (Catarina Avelar) continua a ligar para Ivone para a obrigar a ir à missa, mas Ivone já decidiu que não vai. Camila (Marta Gil) aparece e Ivone (Maria Emília Correia) pergunta-lhe se não vai à missa. Camila diz que não, mas Ivone diz-lhe que tem de ir em representação da família. Camila não faz caso e está decidida a não ir. Ficam ali as duas a trocar galhardetes.
Recorde o episódio anterior de Festa é Festa
Texto e fotos: TVI