Telenovelas

Festa é Festa: São exige saber toda a verdade sobre o passado de Nando

18 Setembro, 2023

Esta noite, em Festa é Festa, TVI, Peixoto está ansioso para saber o que Albino lhe quer e este dá-lhe um cigarro para a mão e diz-lhe para fumar.

Esta noite, em Festa é Festa, TVI, Peixoto está ansioso para saber o que Albino lhe quer e este dá-lhe um cigarro para a mão e diz-lhe para fumar. Peixoto agradece, mas não é assim que se vai acalmar, até porque não fuma. Albino tenta explicar-lhe que agora vai ter de fumar, porque disse a Florinda que ele fumava e agora vai ter de treinar, para saber fumar quando o virem fumar, mas Peixoto recusa-se.

Leia ainda: Fábio chega à casa dos franceses da Bela Vida

Vuitton continua a tentar acordar São. Fernando diz que é impossível Fábio ser seu filho, pois só passou uma noite com Gracinda, mas ela garante que foi uma noite abençoada da qual resultou Fábio. São volta a si e julga que teve um pesadelo, mas quando vê Gracinda e Fábio percebe que é mesmo verdade e volta a desmaiar. Fernando está em pânico. Albino já usa a força para obrigar Peixoto a fumar, mas ele continua a recusar-se. Peixoto quer perceber de onde saiu a ideia de que ele tem de fumar. Albino diz que foi à Toca e ficou a cheirar a fumo, mas não quer que Florinda saiba que ele esteve lá. Peixoto continua sem perceber onde entra naquela história.

Fernando não sabe o que fazer

João Maria diz que devia haver concertos todos os dias, pois os idosos fartaram-se de dançar e hoje estão calminhos. Ana Carolina acha que o pai gosta mais dos idosos do que quer demonstrar e ele fica ofendido. Ana Carolina diz que já o viu ser atencioso e carinhoso quando não era necessário, mas João Maria insiste que é apenas por interesse. Fernando não sabe o que fazer. De um lado tem Vuitton a chamar por ele porque São não acorda. Do outro tem Fábio a chamá-lo de papá e a querer abraçá-lo. Gracinda diz que vai embora para que eles se possam conhecer melhor enquanto pai e filho. Fernando não quer acreditar que aquilo esteja a acontecer. São volta a si, mas ao ver Fábio volta a desmaiar.

Peixoto (Vitor Emanuel) insiste para que Albino (Pedro Alves) lhe conte a história toda. Albino lá conta que disse a Florinda que tinha estado com Peixoto e que tinha sido ele que o tinha deixado a cheirar a fumo, por isso agora precisa que ele fume ao pé de Florinda, para que ela acredite. Peixoto recusa-se a fumar e Albino sugere que seja um charuto. Peixoto fica mais entusiasmado e alinha. São (Sílvia Rizzo) está na cama, derreada, com tudo o que acabou de acontecer. São pede a Fernando (Manuel Marques) para lhe explicar aquela história direitinha e ele assim faz. Fernando conta que só se envolveu uma vez com Gracinda, antes de serem casados e depois de ter discutido com São e ela ter vindo para Portugal sozinha, mas é impossível que Fábio seja seu filho. São fica com nojo de Fernando.

Fernando está convencido de que Fábio não é seu filho

Vuitton (Beatriz Costa) conversa com Fábio (Isaac Alfaiate), tentando perceber se são realmente irmãos. Ele vai deixando escapar aquilo que realmente é e vai usando palavras de “mitra” que deixam Vuitton confusa.
São está inconsolável e Fernando sente-se impotente para lhe conter a fúria e a revolta, mas vai fazendo o que pode para se justificar. Fernando não queria estar a remexer no passado, mas vê-se obrigado a explicar em que condições se envolveu com Gracinda. Fernando está convencido de que Fábio não é seu filho. São não consegue aceitar que Fernando se tenha envolvido com outra mulher. Jorge (Manuel Melo) já tem um bloco e uma caneta na mão e vai fazendo perguntas a Aida sobre os dados da vítima. Aida (Ana Guiomar) pergunta se tem mesmo de se referir a ele assim e Jorge diz que sim. Aida diz-lhe o nome e apelido, idade e sabe que foi para África. Jorge pergunta para que parte de África, mas Aida não sabe precisar. Jorge acha muito vago, mas vai começar a pesquisar no Facebook.

Paulo (Hélder Agapito) foi ter com o Padre Isidro (Carlos M. Cunha) e diz-lhe que está muito preocupado. O Padre diz que é normal estar assim depois do que lhe aconteceu, mas será uma coisa passageira e em breve deixará a cadeira de rodas. Paulo confessa que o que o apoquenta não é a cadeira de rodas, mas sim o pecado que cometeu. Manel (Vitor Norte) vai ao café para entregar correspondência e culpa Tomé (Pedro Teixeira) por estar naquela situação. Já Tomé queixa-se que foi Manel que deixou Paulo ali para ele tomar conta. Ambos concordam que Paulo não joga com o baralho todo e que graças a ele estão metidos naquele sarilho. Tentam descobrir a origem do problema e já culpam a pessoa que lhe deu a mota para as mãos. São continua muito nervosa e chorosa e Fernando tenta acalmá-la, mas não está fácil. São nem aceita que Fernando lhe toque e chama-o de porco. Fernando põe-se de joelhos e pede perdão, mas São não o perdoa. Fernando já rasteja e implora por perdão.

Recorde o episódio anterior de Festa é Festa

O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela.

Texto e Fotos: TVI

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0