Em Flor sem Tempo, da SIC, no café, Madalena confronta Catarina sobre a mensagem que recebeu. Catarina admite que foi ela que a enviou e pergunta-lhe se sabia que Luís Maria a andava a trair com a enóloga. Madalena nega, mas fica nervosa e lamenta tudo o que tem acontecido a Catarina. A filha de Leonor responde-lhe que se o seu objetivo era desarmá-la ao parecer compreensiva, então não conseguiu. No clube, Julieta fala com Graça, que está invejosa do jantar de Belmiro com Natália. Julieta conta-lhe que o grupo já não vai fazer a sessão de hipnose, porque Isidro desistiu. Graça aconselha que Cremilde e Julieta sejam as únicas participantes da hipnose, pois não precisam dos homens para nada.
Leia ainda: Ricardo não resiste e dá beijo apaixonado a Jaime
Na farmácia, Cremilde encoraja Jaime a falar com Ricardo, mas ele responde que não vai rastejar mais atrás dele. Filipa entra e conta ao irmão que perdeu o jantar de família, até Natália jantou com eles. Jaime questiona-a se o pai voltou a juntar-se com ela, mas Filipa não tem a certeza. Conta ao irmão que já a andam a chatear sobre um possível casamento com Gabriel. Cremilde acha que é melhor ela apressar-se, senão chega a velha e só faz figuras tristes para ser feliz. Estão todos no jantar de aniversário de Fernando, quando Eduardo chega de surpresa com um presente. Vitória diz-lhe que a prenda está entregue e que já pode sair. Lourenço quer que o avô fique e Caetana pede para colocarem mais um lugar na mesa. Sebastião fica contente por ver a família reunida. Caetana anuncia a todos que vendeu a Figueira Brava e que vai dar o dinheiro ao avô para resolver os problemas da Quinta. Todos ficam entusiasmados, menos Fernando, que continua a não acreditar nas boas intenções da neta.
Vasco pede para falar com o tio a sós, que se recusa e provoca-o, perguntando se lhe quer bater outra vez. Vasco é ríspido e acaba por denunciar Luís Maria à frente de toda a família. Conta que ele é uma pessoa perigosa e que pagou ao advogado do homem, que o tentou matar à facada. O tio nega as acusações, mas Vasco afirma que tem as provas nos recibos e no e-mail. Luís Maria sente-se encurralado. Lourenço e Salvador estão na cozinha a cortar batatas sob as ordens de Isidro. Sebastião aparece e pede ao chef que tome conta dos miúdos e não os deixe sair da cozinha.
Diana conta a Catarina sobre a conversa que teve com Vasco. David chega a casa e fica surpreendido ao vê-las juntas. Catarina conta que a irmã está a ajudá-la a apanhar Luís Maria e que já estão perto de o conseguir. No clube, Teodoro está nervoso à espera de notícias de Elisa. Vai falando com David e Tozé sobre o tesouro e quando Graça entra, Teodoro impede-a de regressar à recepção. Graça fica desconfiada e assim que Teodoro recebe uma mensagem da mulher a avisar que o assunto já está tratado, tenta esquiva-se da conversa.
Vasco entrega a Caetana documentos que provam que o foi o tio que forjou o desfalque. Fernando, furioso, ordena-o que saia de casa. Luís Maria desvenda que foi para a cama com Vitória e Eduardo fica chocado. Vitória confirma a acusação e deixa os filhos ficam sem palavras. O tio de Vasco revela também que foi Madalena quem matou a enóloga e há um vídeo que o comprova. Fernando aponta a caçadeira a Luís Maria e avisa que vai resolver tudo de uma vez por todas.
Na receção, Graça apanha Elisa e Teodoro a sair com a mala e decide confrontá-los. Elisa começa por negar e à medida que as pessoas se juntam à volta deles, diz que não deve justificações a ninguém. Graça não a deixa sair com a mala, mas Elisa larga-a e sai com o marido. Vasco consegue convencer o avô a largar a arma e Fernando pede a Luís Maria para lhe desaparecer da vista. Madalena confronta a irmã sobre ter dormido com Luís Maria. Fernando sai para o quarto e pede para ficar sozinho. A família fica toda em silêncio. Gabriel diz a Filipa que está a trabalhar, mas esta tenta seduzi-lo e acaba por pedir-lhe desculpa pela situação ridícula ao jantar, sobre a conversa do casamento. Conta que se sentiu insegura, mas Gabriel garante que gosta dela. Os dois encomendam uma pizza e veem um filme.
Ainda em Flor sem Tempo
Tozé está entusiasmado porque falou com um amigo, que vai ver onde podem vender as peças do tesouro. Catarina pede-lhe que tenha cuidado para não ser apanhado, mas Tozé garante que ele é de segurança. O irmão conta-lhe que o Vasco ainda não deu por falta das peças. Catarina admite que está curiosa para saber o que Vasco vai fazer com o portátil de Luís Maria e Tozé sugere que ela lhe ligue a perguntar. Ricardo tenta aliviar o ambiente e consola Sebastião, que chora por causa de todas as revelações. Vasco garante que não quer ser cúmplice dos crimes e pretende contar tudo à polícia. A irmã e os primos conseguem convencê-lo a tentar perceber tudo o que aconteceu, antes de tomar decisões precipitadas. Madalena tenta perceber porque é que a irmã a traiu. Vitória pede-lhe desculpa e conta que se queria vingar da traição do Eduardo. Fernando entra e diz imediatamente a Madalena que a quer fora de casa. Vitória tenta defender a irmã, mas o pai garante que ela já não é mais bem-vinda na família.
Gonçalo cruza-se com Vera, que está stressada a tentar acalmar o filho. Gonçalo ainda está ressacado da noite, mas conta a Vera que entrou na faculdade no Algarve. Ela dá-lhe os parabéns e tenta disfarçar o choque da notícia. Isidro estranha o silêncio na casa dos Torres e Ricardo comenta que ouve uma crise familiar. Cremilde chega e diz que quer falar com Ricardo a sós. A farmacêutica expulsa Isidro da própria cozinha e começa a falar com Ricardo sobre Jaime, dizendo que ele é um bom rapaz e que o devia valorizar. Ricardo não gosta da conversa, nem das suas insinuações e expulsa-a de casa.
No hotel, Luís Maria está de arma na mão quando lhe batem à porta do quarto. Madalena entra e ele esconde a arma. Madalena está preocupada com a possibilidade de irem presos, mas Luís Maria tenta convencê-la a manter os filhos e sobrinhos calados. Luís Maria conta-lhe que tem um plano de fuga, portanto se a polícia apanhar alguém, é só Madalena que vai presa. Catarina encontra Vasco na marina e pergunta-lhe se usou as provas do portátil. Vasco conta-lhe que confrontou o tio. Descobriu que foi ele que matou Jorge e que Madalena matou a enóloga. Catarina fica chocada, apesar das suspeitas que já tinha. Vasco pede desculpa por não ter acreditado nela e garante que vai tentar ajudar Catarina a tirar a mãe da prisão. Num impulso, Catarina abraça-o.
Recorde o episódio anterior de Flor Sem Tempo
O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela.
Texto e fotos: SIC
Siga a Revista Maria no Instagram