Esta noite em A Herança, SIC, Augusto pega no telemóvel e liga para Amélia, mas ela não atende. Cláudia está com Amélia na cozinha e ela acaba por desabar, em lágrimas, contra a sua vontade. Explica que se sentiu humilhada por Augusto, pois gostava muito dele e achou que seria um bom companheiro. Cláudia diz-lhe que tem de ter amor próprio e Amélia dá-lhe razão.
Leia ainda: A Herança: Beatriz agride Gonçalo ao descobrir nova traição
Rosarinho chega à casa dos Novais, mas não vê ninguém em redor. Na cozinha, Teresinha ouve a rapariga chegar e vai ter com ela, curiosa. Rosarinho apresenta-se, tem um ar snobe e assume que Teresinha é uma empregada. Pilar cumprimenta-a e explica que precisa dos seus serviços para renovar o quarto de Bernardo. Teresinha vai ter com Augusto à carpintaria. Avisa-o que já tem motivos para celebrar por se ter livrado de Gertrudes e Amélia. Agora, tem o caminho livre para Brígida. Augusto responde-lhe que não quer mais ninguém. Pilar avisa a mãe que Bernardo está com Rosarinho, espera que o filho arranje uma namorada como deve de ser. Brígida vê as notícias, não sabe como é que a imprensa ficou a saber sobre o leilão.
Gonçalo visita Beatriz, mas ela não quer conversar e acusa-o de lhe ter virado a vida do avesso. O filho de Augusto pede-lhe que não odeie Sofia, pois ela não tem culpa. Beatriz não aceita que ele lhe diga o que é justo ou injusto. Nisto, emociona-se e pede a Gonçalo que saia. Gonçalo pede-lhe que pense no assunto, pois não vale a pena perder mais anos com a mãe.
Gonçalo desabafa com o pai
Vicente comenta com a mãe que está confiante que nada vai travar o seu casamento com Sofia. Amélia emociona-se e diz-lhe que vão honrar a memória do pai. Vicente sente-se vitorioso, pois está mais próximo de ficar com tudo o que é de Sofia. Sofia acorda serena, mas Teresinha e Beatriz estão em alvoroço com o grande dia. Abrem o armário do quarto e ficam em choque ao ver que o vestido de Sofia está arruinado, cheio de cortes e rasgões. Sofia fica desgostosa.
Gonçalo desabafa com o pai em como está aflito com as contas da coudelaria. Augusto oferece ajuda, mas ele rejeita. O pai menciona o casamento de Sofia, mas Gonçalo responde que não quer ir, prefere afastar-se. Inês relembra os tempos passados em que a relação com Pedro era fácil. Beatriz entra de rompante e pede ajuda a Lucília. Conta-lhes que o vestido da mãe apareceu todo cortado. Teresinha comenta com a madrinha que possa ter sido Beatriz a responsável pelo estrago do vestido. Sofia tem a certeza que não foi a filha e desespera com a possibilidade de não ter roupa para a cerimónia.
Beatriz conta à mãe que Lucília não lhe deu muitas esperanças quanto à recuperação do vestido. Ainda assim, vai tentar encontrar um novo. Sofia está nervosa, não quer que Vicente saiba o que aconteceu. Teresinha acusa Beatriz pelo estrago e as duas discutem. Otávio aparece e oferece-lhe um presente. Argumenta que ela ainda vai a tempo de desistir de Vicente e dar-lhe uma segunda oportunidade. Beatriz expulsa o pai de casa.
Pilar vai até ao ginásio e provoca Simão quanto à separação de bens. Simão defende que o seu sonho sempre foi abrir um ginásio e Pilar propõe-lhe que trabalhem juntos para transformar o espaço. Ele responde-lhe que terá de avisar Heitor. Nos balneários, Pilar tira as medidas a Susana e incomoda-a. Pilar informa que passou a ser dona do ginásio e Susana percebe que Simão aceitou a proposta das partilhas. A mãe de Bernardo dá a entender que se pudesse, a expulsava do estabelecimento. Vicente está a fazer uma corrida pela herdade. Otávio observa-o e vê Gonçalo aproximar-se com o carro. A raiva toma conta de Gonçalo e ele acelera em direção a Vicente.
Recorde o episódio anterior de A Herança
O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela.
Texto e fotos: Divulgação SIC
Siga a Revista Maria no Instagram