Notícias e TV

Juliana Paes sobre a sua transformação em novela: Atriz demora uma hora para mudar de visual

14 Maio, 2022

Para viver a mãe de Juma, a atriz Juliana Paes teve de enfrentar um processo de envelhecimento.

No auge dos seus 43 anos, Juliana Paes é uma das atrizes mais bem-sucedidas da sua geração. O seu último trabalho dá-se com a interpretação da personagem Maria Marruá, vivida por Cássia Kis na primeira versão da novela Pantanal, em 1990, cujo remake passa na Sic. Numa entrevista ao site Gshow, a atriz conta que o contacto com a Natureza daquela peculiar região situada no Estado do Mato Grosso foi fundamental para conseguir criar este papel. “Foi muito importante estar no Pantanal para compor esta personagem. Nunca tinha estado ali. Quando lá chegamos temos uma energia contemplativa.”

Na trama, Maria perdeu três filhos, perdeu o lar, perdeu tudo, tendo apenas a companhia do marido, com quem decide ir para o Pantanal. “Esta personagem foi forjada na dor. No que é antinatural, que é perder filhos, perder um, dois, três. Forjada na violência da perda da identidade, da terra, do que é seu”, salienta. Mas este sofrimento parece ser atenuado com o nascimento da filha Juma (Alanis Guillen). “Apesar de todas as dores, ainda é possível um lugar de amor, que é quando a Juma nasce. Depois de tantas perdas, ela descobre um amor pela filha e pela vida, que não para de crescer.”

Deixar a vaidade de lado

Sendo um modelo de beleza e elegância, a atriz precisou de abdicar de toda e qualquer vaidade, ao passar por uma transformação física que levava, em média, uma hora. Confessa que cada uma das rugas no rosto conduziam-na a um processo de catarse, no qual pôde deixar para trás a perfeição exigida pelo seu trabalho na televisão. “Não é um esforço, pelo contrário, é gratificante abandonar a vaidade”, avalia a atriz.

Também ao site Globo Repórter, ela falou sobre a sua preparação para entrar em cena: “A parte da desconstrução é a parte mais simples, porque gosto de estar entregue fisicamente, de deixar-me levar pela caracterização. É delicioso para mim aparecer com rugas, com manchas na pele, unhas sujas, cabelos desgrenhados. Aparecemos bonitas nas fotos que postamos nas redes sociais, nas festas… No trabalho é tão gratificante poder mostrar uma outra face, um outro visual”, confessa.

Por outro lado, se a produção original contava com vários momentos em que as personagens femininas deixavam os seios à mostra, a artista referiu que o remake não tem a mesma abordagem. “A novela não vai ter grandes apelos sexuais, tem uns momentos no rio, mas nada exagerado”, garante.

Texto: Mário Rui Santos; Fotos: Divulgação Globo

Leia ainda:

Juliana Paes fascinada com Cristina Ferreira: «linda»

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0