Esta noite em Senhora do Mar, da SIC, Sara pergunta a Rafael com quem é que estava a falar, ele responde que era só uma amiga. Rafael não percebe porque é que a mãe anda tão tensa com a tia, com Manuel e agora com Rita e sai para tomar um banho.
Beatriz visita Pedro e ele diz-lhe que quer ir a Rio Maior para não adiarem mais o projeto deles. Beatriz fica expectante.
Lurdes está vaidosa com a sua nova farda. Joana quer chamar Carla e Flávia para que a vejam, mas Lurdes diz que está com pressa e segue para o hotel para agradecer a Michael. Joana fica curiosa por Leonor comentar que a relação com Michael não anda bem.
Flávia conta a Joana e Carla o porquê de Lurdes andar a embirrar com ela, dizendo-lhes que Lurdes beijou Jaime mas que ele a afastou. Joana e Carla tentam saber como estão as coisas entre eles, mas Flávia não se adianta.
Jaime não está muito convencido em patrocinar a equipa de futebol, mas Susana consegue persuadi-lo e ele aceita a dar um terço do financiamento proposto.
Batista acha graça a Jesus por ele pedir uma das refeições grátis, que se justifica ao dizer que se esqueceu da carteira. Jesus continua a dizer que precisa de comer, mas quando vê Ramalho a aproximar-se, cala-se.
Robert tenta falar com Ricardo mas ele despacha-o, chamando-o de traidor e dizendo que Luísa não vai autorizar que ele ande com Susana. Robert percebe que não há volta a dar e sai do armazém. Francisca chega e pergunta o que se passa, Ricardo conta-lhe que Robert e Susana estão juntos. Francisca fica perplexa.
Lurdes chega à receção do hotel muito decidida e pede a Óscar que chame Michael.
Jesus queixa-se que Batista não aceita o ticket para uma refeição grátis. Genoveva fica irritada e diz-lhe que paga a refeição de Jesus, deixando Ramalho a reclamar. Sérgio aproxima-se e pede a Batista o contacto do mecânico do avião de Rosa.
Francisca comenta com o irmão que Luísa vai adorar saber que Susana anda com um criminoso, e avisa-o para não lhe estragar a vida, agora que está prestes a casar. Ricardo garante que não vão ter mais problemas com Artur.
Lurdes está radiante e agradece a cunha a Michael, mas ele diz-lhe que não interferiu em nada por ela. Lurdes diz-lhe que gostava muito de um dia poder fazer um voo com ele. Michael fica melancólico.
Pedro e Beatriz estão de visita aos campos Delta em Rio Maior. O responsável faz-lhe suma primeira abordagem quanto às instalações. Beatriz e Pedro ficam muito entusiasmados com o que ouvem e com as ideias para o projeto.
Manuel fala com Artur sobre o empreendimento de Santa Bárbara. Manuel diz-lhe que vão ter de repôr o dinheiro que está em falta. Alberto fica surpreendido e Manuel esclarece que esteve a ler o relatório de contas. Manuel pergunta ao irmão se está a pensar pedir um novo financiamento ao banco e Artur responde que não, dizendo que a ideia é vender algumas casas ainda em planta para conseguirem as verbas que estão em falta. Artur menciona uma colaboração com vendedores imobiliários e Alberto questiona-se se Artur estará a pensar no marido de Joana.
Continuam a visita ao espaço e Pedro começa a achar que é possível terem café nos Açores, mas têm receio que se estejam a pensar demasiado alto. Beatriz garante-lhe que tudo vai correr bem.
O Padre distribui kits de emergência pelas beatas, até que chega a Joana e Judite e lhes pede ajuda para arrumarem os missais. Judite aproveita para lhe agradecer a ajuda que tem dado à filha desde que chegou à Terceira.
Alex aborrece-se com Paula por estar sempre a falar de Joana. Ela tenta amenizar a situação e diz-lhe que só quer que ele perceba que está muito melhor com ela agora. Puxa-o e beija-o, ficando aliviada pelo seu mau humor passar.
Francisca visita Luísa e diz-lhe que precisam de falar. Luísa manda a empregada fazer uma pausa. Francisca conta a Luísa que já sabe com quem Susana anda envolvida e que ela não vai gostar da resposta. Luísa fica preocupada.
Ainda em Senhora do Mar
Judite fala com o Padre e lamenta não ter estado ao lado da filha. Pinheiro fala-lhe da sua chegada à ilha e em tudo o que Joana trouxe de bom para as pessoas. Flávia passa por eles e ouve Joana chamar mãe a Judite.
Francisca conta a Luísa sobre a relação que Susana anda a ter com um deportado dos Estados Unidos e diz-lhe que se trata de um criminoso. Luísa fica em choque e Francisca acrescenta que Susana precisa de um rapaz com cabeça que saiba cuidar dela, e como tem pena que esse rapaz não seja Pedro. Luísa responde que vai tratar do assunto.
Antunes vigia a loja de Luísa à distância, quando Sérgio passa pela rua. Antunes chama-o e pede desculpa por ter desconfiado dele. Sérgio continua magoado, e Antunes convida-o para falarem melhor no hotel. Sérgio assente, insatisfeito e afasta-se.
Flávia olha para Joana e Judite, a tentar processar a informação. O Padre tenta mediar, mas a expressão de Flávia é de incredulidade. Joana conta-lhe a verdade, em como foi parar à ilha e o porquê de não lhe ter dito que Judite era sua mãe. Flávia fica arrependida por as ter questionado e fica cada vez mais impressionada até Joana lhe revelar que o marido a queria matar. Flávia percebe também que a senhora que estava no café é a amiga Paula que encontrou Joana. Ela diz-lhe que Manuel está a par da história toda. Pinheiro diz a Joana que o deveria ter procurado para ajudar, mas Joana responde que não vai deixar que o medo a impeça de fazer o que quer. Joana diz a Flávia que se ainda quiser, deseja muito ser a madrinha de Chico.
Luísa está mais calma e quer afastar o assunto de Susana, começando a falar sobre os preparativos do casamento com Francisca. Ela diz-lhe que vai ser uma cerimónia modesta e Luísa começa a procurar roupa para ela usar. Francisca fica mais animada.
Na igreja, continuam a falar sobre o batizado de Chico e Joana diz o seu verdadeiro nome a Flávia, justificando a hesitação em aceitar o convite para ser madrinha por causa da questão da falsa identidade. O Padre diz-lhe que não tem de se preocupar com isso e Flávia garante que o seu segredo vai ficar bem guardado.
Alberto sugere a Artur convidarem o marido de Joana para ser o imobiliário do empreendimento de Santa Bárbara. Artur fica na dúvida e diz que não se quer preocupar com mais esse assunto e relembra Manuel ter contado que houve ameaças a Joana. Alberto responde que pode ser a solução perfeita, caso Manuel lhes começar a dar chatices. Artur fica pensativo e diz que quer resolver o assunto da Maria Castro.
David mete-se com Maria por a ver pensativa. Maria diz que estava a pensar nas baleias que passam a ilha. David vai para responder quando recebe uma chamada da mãe. Atende e mãe informa-o de que vão perder a casa se não pagarem a hipoteca de 4500€ brevemente. David tenta acalmá-la mas a mãe chora. David responde que vai pensar numa solução.
Francisca esteve a experimentar alguns vestidos e fica assustada ao ver o valor da conta, dizendo que Artur se vai chatear com ela. Luísa oferece-lhe um dos vestidos e Francisca agradece. Assim que Francisca sai da loja, Luísa perde a compostura e ordena a empregada para que arrume a loja, dizendo que vai ter de sair para ir falar com Susana.
Maria mostra apoio a David, que lhe conta que os pais estão com uns problemas. Ele fica agradecido mas diz que não quer falar sobre o assunto. Maria muda de assunto e diz-lhe que vai preparar uma palestra para falar às pessoas sobre como respeitar as baleias na Terceira. Diz que vai falar com Teresa sobre o assunto e David fica feliz por ela.
Sérgio encontra-se com o mecânico do avião e diz-lhe que quer saber o que se passou no voo que vitimou Rosa e Vítor. O mecânico fica reticente em falar com ele e diz que o assunto já está encerrado há muito tempo.
Recorde o episódio anterior de Senhora do Mar
O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela.
Texto e fotos: SIC
Siga a Revista Maria no Instagram