Amor e Sexo

As cirurgias que tornam a vagina mais atraente e melhoram a vida sexual

23 Maio, 2019

sonhar

Estas são as soluções cirúrgicas que melhoram a aparência da vagina e a vida sexual.

Está satisfeita com a sua vagina ou gostaria de fazer uma ou outra alteração, seja por uma razão de aparência ou de saúde? Independentemente da sua resposta, não está sozinha. A procura por cirurgias íntimas e tratamentos estéticos na zona genital tem vindo a aumentar.

Os números mais recentes indicam que, em 2015, a nível mundial foram realizadas 95.010 labioplastias. Mas, afinal, o que leva as mulheres a procurar a ajuda de um especialista que lhes devolva a autoestima vaginal?

Na opinião da Dra. Luísa Magalhães Ramos, médica especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva, «a maioria das alterações externas do aparelho genital feminino está relacionada com fatores que ocorrem com o avançar da idade. Mas essa não é sempre a realidade e há casos em que as alterações hormonais, por exemplo, condicionam o aspeto da aparência genital feminina».

«Da mesma forma que dão atenção a outras partes do corpo que pretendem melhorar, como o peito, a face, etc., as mulheres preocupam‑se com a aparência do órgão sexual, para se sentirem mais autoconfiantes, desinibidas e satisfeitas», realça a cirurgiã plástica.

A cirurgia mais procurada

Labioplastia

«É a prática mais comum. Trata-se de uma intervenção cirúrgica realizada nos pequenos lábios vaginais, onde a pele em excesso é retirada.  É realizada com anestesia local e uma ligeira sedação. Depois, o excesso de tecido é retirado. A sutura é efetuada com recurso a fio absorvível, que cai sozinho poucos dias depois da cirurgia e não deixa cicatriz aparente. É expectável algum desconforto e edema no pós‑operatório», explica a Dra. Luísa Magalhães Ramos.

Outras cirurgias

Clitoropexia

Está indicada em casos em que o excesso de pele cobre o capuz do clitóris.

Himenoplastia

É realizada quando as mulheres solicitam a reconstrução do hímen, geralmente por motivos culturais.

Colpoperineoplastia

Permite «apertar» as paredes da entrada (introito) da vagina.

Lipoescultura

É executada quando se faz a lipoaspiração de algumas áreas – por exemplo, do monte de Vénus ou quando se utiliza enxertos de gordura colhidos noutra região para melhorar o aspeto e o volume de zonas atrofiadas (por exemplo, dos grandes lábios).

Texto: Redação Maria; Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0