Saúde e Bem-Estar

Guia para comer no trabalho – O que fazer para manter o peso!

20 Agosto, 2018

O quotidiano de mulheres ativas pode estar cheio de afazeres que incluem almoços, jantares e cocktails de trabalho. Manter o peso nestes casos é difícil, por isso há que ter um guia de sobrevivência.

Um guia para quem está a fazer dieta e trabalha pode ser fundamental. Se faz parte daquele grupo de pessoas que apesar de estar em dieta, precisa de conciliar as suas refeições com os deveres laborais, este artigo é para si.

Em dias de cocktail

Quando tem de trabalhar neste tipo de evento o melhor é à chegada pegar logo num pratinho bem pequeno. Colocar os alimentos que quer comer e restringir-se apenas ao que tem no prato. Mesmo que tenha muita vontade de petiscar aqui e ali lembre-se que “segundos de prazer são uma vida inteira na anca”.

Coma sem pressas

O stress do dia a dia leva a que se coma mais rápido do que se deve. Que a pressa é inimiga da perfeição já se sabe, mas também é inimiga do sistema digestivo. Mesmo que esteja numa reunião de trabalho durante o almoço ou jantar, para seu bem, mastigue devagar. Aprecie os sabores, deixe os talheres posados à mesa e mastigue várias vezes, aproveitando para falar com as pessoas que a acompanham, olhando-as nos olhos e não apenas para o prato. O momento vai tornar-se mais agradável e o seu corpo irá agradecer. Sobretudo, porque comendo devagar vai perceber exatamente quando é que está satisfeita, evitando comer uma dose exagerada só porque sim.

Adeus ao álcool!

Bem sabemos que algumas reuniões acontecem num ambiente mais descontraído e que, por isso, há quem não abdique de um copo de vinho ou cocktail. Mas está na hora de evitar esta escolha no seu dia a dia. Escolha antes um sumo natural, ou sem açúcar ou uma simples água. A verdade é que o álcool é mais calórico do que qualquer outra opção liquida e não oferece ao seu corpo nenhum tipo de nutriente.

Snacks saudáveis à mão

Hoje em dia há, em quase todos os escritórios, um frigorífico. Desta forma ser-lhe-á fácil levar um iogurte ou até mesmo um litro de leite para ir bebendo. Para além disso, poderá levar fruta todos os dias, ótima para saciar a fome

A sopa pode ser a sua melhor amiga

Nem sempre o almoço no refeitório lhe agrada e nem sempre são as melhores opções para quem está de dieta. É verdade. Para além disso ir comer fora não é para todos, sobretudo em dias de crise. Mas existe uma forma fácil de contornar isto. Uma sopa vai poder cozinhar na noite anterior, aquecer logo de manhã e reservar diretamente numa garrafa térmica. Outra opção que pode preparar são saladas e levar para a empresa. O tempero deve ser feito só na hora de consumir.

Garrafinha sempre à mão

Manter uma garrafa de água na mesa do escritório ajudará a manter-se hidratada.Um litro meio de água por dia é a quantia recomendável.

Mantenha o compromisso

É fácil manter-se na linha uns dias, mas depois há a tendência de relaxar e esquecer a dieta e os cuidados essenciais. Mas lembre-se se o seu objetivo é perder peso ou manter é importante levar as regras da dieta a sério.

Deixe o carro de lado

Ao invés de andar sempre de carro, procure caminhar. Vai manter o exercício físico sem ir ao ginásio.

Guia para construir o seu prato

A forma como enche o prato pode ser a chave para a perda de peso.
Vegetais: metade do prato deve ser de legumes ou vegetais.
Carboidratos: massas, arroz, batatas devem ocupar cerca de 1/4 do prato. A quantidade recomendada para estes alimentos é um copo ou o equivalente a um punho fechado.
Proteínas: Alimentos como carne, peixe ou ovos deve ocupar 1/4 do prato.

Texto: Catarina Martins

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0