Amor e Sexo

O melhor dia para fazer amor segundo o ciclo menstrual!

7 Novembro, 2018

Embora cada mulher seja única, as hormonas que afetam este período ajudam a decifrar o vaivém da nossa libido. Saiba como tirar benefícios dessas mudanças, para manter o desejo e o amor sempre em alta.

O ciclo menstrual e hormonal influenciam o nosso estado emocional altera-se semana a semana, e é preciso compreender as mudanças e o corpo para facilitar a convivência consigo mesma e com os outros. No sexo é a mesma coisa. Embora cada mulher seja única, as hormonas que afetam o ciclo menstrual – estrogénio, testosterona e progesterona – ajudam a decifrar o vaivém da nossa libido. Dividido em quatro semanas, o ciclo explica por que temos orgasmos inesquecíveis num período do mês, enquanto noutro desejamos mais um abraço carinhoso do que uma noite quente. Assim é importante conhecer o nosso calendário sexual mais íntimo, para saber quando devemos explorar o  nosso lado mais sensual e selvagem, ou quando é melhor ficar em casa a assistir a um filme entre almofadas.

1ª Semana: Menstruação CLITÓRIS MAIS SENSÍVEL

Os níveis de estrogénio e testosterona, estão em alta, por isso surge uma grande sensação de bem-estar e relaxamento. O estrogénio, em especial, apura os cinco sentidos, fazendo com que os seus beijos pareçam mais intensos e o seu parceiro, mais atraente. Também a testosterona, combinada com a hormona do amor, estreita os laços afetivos e faz com que alguns defeitos do seu companheiro pareçam menos evidentes.

O que fazer? Muitas mulheres não gostam de ter relações sexuais durante a menstruação, porém é nesta fase que o seu clitóris está mais sensível, o que pode garantir bons orgasmos. Para quem se sente incomodada com a secreção, a melhor opção é ir para o chuveiro com o parceiro. De pé, e com
você de costas, ele pode penetrá-la enquanto estimula o clitóris. No entanto deve usar preservativo pois a menstruação altera o pH vaginal, deixando a mulher mais vulnerável a doenças sexualmente transmissíveis.

2ª Semana: Pós-menstruação LUBRIFICAÇÃO INTENSA

O nível de testosterona continua a crescer, preparando o sistema reprodutor para a ovulação. Como bónus dessa situação, a calmaria reina no seu corpo e o erotismo também. É neste momento que mais entende a cabeça dos homens, até mesmo porque o organismo dos dois está em sintonia. Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia descobriu que as mulheres criam mais expectativas – e fantasias – sobre o parceiro quando estão
a meio do ciclo. E como nesta fase os consideram os melhores homens do Mundo ficam mais dispostas para o sexo.

O que fazer? A lubrificação  vaginal está maior e a tendência é ficar mais desinibida e relaxada. Aproveite para soltar a imaginação e sair da rotina ao experimentar momentos a dois em outras divisões da casa.

3a Semana: Ovulação EXCITAÇÃO MÁXIMA

Começa a diminuição do estrogénio e da testosterona e a subida da progesterona. Esta última hormona é particularmente responsável pelo aumento da libido. Ao mesmo tempo, é comum ficar mais emotiva e com a sensação de que retiraram toda a sua energia. O que fazer? Um sexo carinhoso e progressivo é tudo o que necessita durante este momento. Ficar abraçada ao companheiro e desfrutar da posição de missionário é o que há de melhor
para curar a carência que lhe invade a mente durante este período. Por outro lado aproveite que estão juntos para assistir a um filme carregado de romantismo.

4a Semana: Tensão Pré-menstrual ATENÇÃO REDOBRADA

O humor pode variar como o vento por causa da queda do estrogénio e da progesterona. Isso diminui também os níveis de serotonina e de endorfina, as hormonas do bem-estar. Deste modo, a sua concentração não é a melhor, o que faz com que o orgasmo demore a chegar. Cientistas da Universidade McGill, no Canadá, constataram que, quando as mulheres ficam distraídas com algo fora das quatro paredes, elas mantêm a excitação por apenas 12 minutos, pelo que a ordem é manter o foco no que está a fazer.

O que fazer? É difícil imaginar algo excitante quando os seios estão doloridos e o corpo sofre com retenção de líquidos. Há mulheres que engordam até três quilos neste período pelo que uma opção é saltar os preliminares e evitar as posições nas quais fica em evidência, como por cima do parceiro. Mas nem tudo está perdido. Como o endométrio – camada interna do útero – começa a afinar, as terminações nervosas da região genital ficar mais sensíveis e, deste modo, o melhor é investir em posições que deixem o clitóris ao alcance do parceiro. E não se esqueça de que, na próxima semana, tudo recomeça… e pode ser ainda melhor.

Texto: Revista Maria

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0