Notícias e TV

Para Sempre. Bento confronta Clara: “Vais ter um filho do Pedro?”

23 Janeiro, 2022

Em Para Sempre, o pai de Clara questiona-a sobre o facto de ela estar grávida do empresário. A professora de música mente-lhe e nega tudo.

Na novela Para Sempre, em casa, o empreiteiro está sentado, preocupado com Clara. A filha e Magda chegam da rua e ele levanta-se. “Clara! Eu estava preocupadíssimo contigo, querida. O que é que se passa?”, pergunta. Ela não quer falar e as duas vão para o interior, deixando Bento agastado. Maria das Dores entra nesse momento, diz que viu Clara a chegar e pergunta se ela janta.

“Não sei. Aliás, eu não sei nada sobre a minha filha. Nada!”, afirma Bento, que, irritado, dá um safanão no que está à sua frente e continua: “A minha filha anda com quebras de tensão, desmaiou de repente e ninguém se digna a informar-me sobre o que o médico disse?” A empregada chama-o à razão: “Se a Clarinha está doente, ela não precisa de gritaria, precisa de colo.” Depois sai, deixando o patrão a pensar naquilo.

No quarto, Clara estende-se na cama, ainda assoberbada pelas emoções e pelo seu dilema. Magda sai para lhe ir buscar um chá e, pouco depois, Bento assoma e bate à porta, brando, seguindo os conselhos de Maria das Dores. A filha ergue-se um pouco e o pai abeira-se da sua cama: “Eu sei que tu me escondes alguma coisa.”

A exasperar, a professora de música afirma que não está doente e vira-se para o outro lado, para não o olhar nos olhos. “Se não estás doente, qual é o teu problema?! Passaste a manhã na clínica. Ninguém faz exames sem razão”, afirma Bento, que, subitamente, fica com um ar mais grave: “O que é que se passa contigo, Clara? Tu estás… Tu estás grávida?” A professora fica aflita.

“Ele virou-te contra mim”

Clara responde que não, mas Bento continua com as suas suspeitas. “É a única razão para tu me esconderes um diagnóstico. Tu vais ter um filho do Pedro?”, pergunta ele. A amiga de Magda levanta-se e responde, revoltada: “Tinha de arranjar maneira de falar do Pedro, não era? Não, pai! Eu não estou grávida do Pedro! Mas gostava de poder dizer-lhe que sim. Só para ver a sua cara, eu gostava de poder dizer-lhe que sim! Porque tudo o que me aconteceu até agora foi culpa sua. Se eu passei quinze anos separada do Pedro foi por…” Bento sobrepõe-se: “Porque ele fugiu! E ninguém foge por ter dado esmolas na igreja. Sempre foi um bandido e agora temos a confirmação. Ele matou a própria mulher para…” A filha interrompe: “Nem o pai acredita no que diz!”

Magda volta com Maria das Dores, que traz o chá e meneia a cabeça, desgostosa. “Ele virou-te contra mim. Como é que tu não consegues ver isso?”, refere, desgostoso, o cúmplice de Lourenço. “Eu não quero estar contra si! Mas se me forçar a escolher…”, ameaça a filha. “Escolhes esse marginal?”, pergunta-lhe o pai. “Ele tem nome. Vai ser o meu marido. Por favor, não me obrigue a escolher”, pede-lhe Clara. Bento fica encostado à parede, dá meia volta e sai.

Em Para Sempre, Magda aconselha a amiga

Magda senta-se na cama perante uma Clara angustiada. “Eu queria ter-lhe dito que sim, que estava grávida, e que o Pedro vai ser o pai do bebé”, diz, abatida. A médica aconselha-a: “Tu não podes continuar assim.” A amiga concorda, enquanto olha para o telemóvel sobre a mesa de cabeceira. Agarra nele e procura o contacto de Lourenço: “Estou?”, atende o médico, que continua: “Estou, Clara! És tu? Clara!” Ela sente-se muito penalizada e nem consegue falar.

Leia ainda:
Inês Castel-Branco engordou cinco quilos durante gravações de Para Sempre
Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0