Saúde e Bem-Estar

9 conselhos médicos para quem sofre de má circulação

10 Maio, 2019

Formigueiro, pernas pesadas e cansadas e dor são sintomas que afetam muitas mulheres nesta altura do ano. O dr. Sérgio Silva dá alguns conselhos de como prevenir e aliviar a má circulação.

A “insuficiência venosa crónica dos membros inferiores”, vulgarmente chamada de má circulação, torna-se dolorosa para as mulheres, principalmente nesta altura de maior calor e nem dormir com uma almofada de baixo das pernas alivia os sintomas.

Depois de um dia de trabalho, tenha estado de pé ou sentada, todas as consequências são pagas à noite, na cama, perturbando o sono, o descanso e o dia seguinte de trabalho.

“É a doença vascular mais frequente e representa um importante problema de saúde pública. Afeta cerca de 40% das mulheres e 25% dos homens”, começa por revelar Sérgio Silva, médico cirurgião vascular no Hospital da Luz e no grupo Hospital Particular do Algarve.

Segundo o profissional de saúde “os principais fatores de risco que condicionam o seu desenvolvimento incluem a hereditariedade, sexo, idade e número de gestações”.

O ortostatismo (estar muito tempo de pé) prolongado, a obesidade, os tratamentos hormonais e os traumatismos podem contribuir para o seu agravamento”, continua a explicar o especialista.

Mas a principal causa é “a insuficiência da veia safena interna (veia superficial principal (subcutânea) da perna e da coxa)” e que provoca sintomas que “incluem dor, sensação de peso, edema, alteração da coloração da pele e ulceração”.

Desta forma o Dr. Sérgio Silva explica que “o tratamento inicial da insuficiência venosa crónica envolve medidas conservadoras para atenuar os sintomas e ajudar a prevenir o desenvolvimento de complicações secundárias e a progressão da doença”.

Leia ainda: Cruzar as pernas faz varizes? Mitos e verdades que nos deixam na dúvida

O que médico aconselha para a má circulação:

Evite estar de pé ou sentada(o) por longos períodos.

Faça exercício físico regularmente (natação, hidroginástica, caminhadas …).

Evite exposição direta a fontes de calor (sol, aquecedores, lareiras).

Evitar usar cintas, ligas ou outras peças de vestuário justas.

Use calçado com salto de 3-4 cm e evite calçado muito alto ou sem salto.

Beba muitos líquidos, preferencialmente água.

Evitar a obstipação, o tabaco e o álcool e combata o excesso de peso.

Consumir alimentos pobres em açúcares e gorduras, mas ricos em fibras e anti-oxidantes, que têm um efeito protetor na parede vasculares, como as vitaminas C, E, ou A, o selénio e o zinco.

As meias de descanso são benéficas sempre, desde que se sinta confortável com elas.

Texto: Ana Lúcia Sousa

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0