Saúde e Bem-Estar

A prevenção também se faz à mesa! Conheça a dieta anticancro

11 Outubro, 2019

Porque o que ingere pode condicionar o aparecimento e a evolução da doença, saiba o que incluir no seu menu para combater o tumor.

Além das campanhas de consciencialização que se realizam sobre este flagelo, há cada vez mais pesquisas a mostrarem que aquilo que comemos tem impacto na nossa saúde e pode ajudar a prevenir as doenças mais temidas.

Embora nem todos os fatores que levam à progressão deste tipo de tumor sejam conhecidos, sabe-se que a alimentação desempenha um papel importante tanto na prevenção quanto ao seu desenvolvimento, por isso, conheça alguns alimentos que são verdadeiros aliados contra o cancro da mama.

ROMÃ

As suas sementes são ricas em ácido elágico, um polifenol com fortes propriedades antioxidantes, que parece inibir o crescimento de enzimas responsáveis pelo aparecimento do cancro da mama.

COGUMELOS SHITAKE

Um estudo publicado na revista Nutrition and Cancer revela que o consumo deste alimento está associado a uma menor taxa de desenvolvimento de cancro de mama em mulheres na pré-menopausa. O efeito é associado à presença de um antioxidante chamado L-ergotioneína, que garante proteção contra o tumor.

ALGAS

Com alto teor de vitaminas, minerais e fibra, possuem um efeito depurativo e ajudam a reforçar o sistema imunitário. São recomendadas para evitar os efeitos secundários que surgem nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

AÇAFRÃO

A especiaria é um pó amarelo intenso extraído das raízes da curcuma longa, uma planta da família do gengibre. Comum na culinária tradicional indiana, o condimento inibe a proliferação de células tumorais da mama pelo organismo.

SEMENTES DE LINHAÇA

Além de ómega 3, a linhaça tem também um elevado teor em fibra, a lignina, um composto semelhante ao estrogénio e que atua como prevenção contra este tumor.

CENOURA

A sua cor laranja deve-se à grande riqueza em betacaroteno, um poderoso e reconhecido antioxidante que evita a formação de radicais livres, o que o torna um alimento eficaz na prevenção contra o cancro de mama.

ESPINAFRE

As mulheres na pré-menopausa que consomem este alimento regularmente têm menos incidência de cancro da mama. O seu efeito protetor é associado ao ácido fólico e à presença de vitamina B.

TOMATE

É rico em licopeno, uma substância à qual se acredita ter a propriedade de diminuir o risco de ter este tipo cancerígeno.

CHÁ VERDE

Estudos mostram que o seu consumo reduz o risco de desenvolver cancro de mama e evita a sua propagação em mulheres que já têm a doença. Isto deve-se a uma substância presente na bebida chamada de galato de epigalocatequina, mais conhecida pela sigla EGCG.

BRÓCOLOS

Um composto de nome sulforafano presente tanto neste vegetal como nos seus rebentos ajuda a prevenir ou a tratar o cancro da mama. Atua contra as células cancerígenas destruindo-as, o que impede o crescimento de novos tumores.

COUVE-DE-BRUXELAS

Este vegetal e todos os outros crucíferos possuem glucosinolatos, que são substâncias anticancro poderosas. No entanto, a couve-de-bruxelas parece ter a combinação mais benéfica deste tipo de substância quando se trata de impedir o surgimento do cancro da mama.

AZEITE

Este ingrediente conta com propriedades que possuem a capacidade de danificar o gene cancerígeno que aparece em 25 a 30 por cento dos casos de cancro de mama.

FRUTOS VERMELHOS

Segundo especialistas, os frutos vermelhos, como framboesa e amora, possuem fitonutrientes denominados antocianinas, que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de vasos sanguíneos que podem alimentar um tumor.

Leia ainda: Há mais além da cenoura: Estes alimentos também bronzeiam e (ainda) dão saúde!

Texto: Revista Maria; Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0