Saúde e Bem-Estar

Jaca, dondurma, manteiga de algas: Os alimentos e afins que vão ser moda em 2020

5 Janeiro, 2020

Alimentos

Com o ano novo, as novidades começam a emergir nas mais variadas áreas e a gastronomia não é exceção. Conheça os alimentos que se irão revelar à mesa.

Com o ano novo acabado de chegar, as novidades começam a emergir nas mais variadas áreas e a gastronomia não é exceção. Conheça os alimentos que se irão revelar à mesa nos próximos meses.

Os probióticos

Não são novidade, mas é em 2020 que vão atingir o seu auge. A procura por alimentos que ajudem ao bom funcionamento da flora intestinal vai ser cada vez maior e com algumas nuances. Agora, praticamente todos os alimentos fermentados — iogurte, kefir, kombucha, por exemplo — precisam de estar refrigerados. Brevemente, vão surgir no mercado produtos fermentados, mas em forma de produtos de longa duração como granolas, barritas e aveia.

Pastas e frutos tropicais

Os alimentos de origem na Ásia, Oceânia e costa oeste dos Estados Unidos e América do Sul vão ditar as tendências do próximo ano. Produtos como pastas de camarão e choco vão ser habituais nas prateleiras dos supermercados, assim como frutas tropicais como o maracujá e a pitaia, tanto em smoothies como em cocktails.

Gorduras amigas

Deixou de ser a inimiga das dietas. A gordura é necessária a todos e ganhou nova popularidade com dietas como a paleolítica ou a cetogénica, ambas baixas em hidratos mas ricas em gorduras. Pipocas feitas com manteiga ghee — produzida a partir de manteiga sem sal e que sofre transformações que a tornam mais saudável — vão ser um dos fenómenos de 2020.

Algas de todas as maneiras

Elas serão o novo petisco de 2020. Vai começar a ver nas prateleiras do supermercado produtos como manteiga de algas, snacks feitos com algas e até com sementes de flores de lótus.

Substitutos da carne e peixe

O futuro está na diminuição do consumo de produtos de origem animal. Não admira, por isso, que uma das grandes tendências para 2020 sejam os substitutos da carne e do peixe. O ingrediente chave é o cogumelo, ao qual se junta a jaca, um fruto bastante comum no sudeste asiático e que se assemelha à textura da carne e pode ser cozinhada como tal.

Novos gelados

Esqueça o chocolate ou o morango. Em 2020, vai poder pedir uma bola de gelado de abacate, tahini, húmus ou água de coco, assim como conseguirá provar aqueles que são mais tradicionais de determinado país, como é o caso do dondurma, gelado turco feito à base de leite de cabra ou os gelados de rolinho, que já se começam a ver por aí, mas que têm a sua origem na Tailândia.

As cores frias aquecem

Depois do ênfase dado ao açafrão amarelo, batata frita com pimentão vermelho e outros alimentos de cores quentes, agora vemos outros tons a aquecerem o mercado: os verdes. Surgem novas variedades de agrião, alfaces e couve híbrida a acumularem-se em pratos como vegetais folhosos familiares. Destaque também para as variações roxas de vegetais e ervas comuns, como milho, brócolos, couve, ervilhas, manjericão e batatas.

Embalagens mais sustentáveis

A luta pela sustentabilidade continua e ganha novas formas. Embalagens de silicone ou cera de abelha são duas das novidades nos supermercados e vai ser cada vez mais comum que os clientes levem os seus sacos e embalagens para fazer compras.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0