Saúde e Bem-Estar

Alimentos que combatem a fadiga e garantem energia após as férias

19 Setembro, 2020

Sente-se cansada, desmotivada e já tem saudades das férias? Saiba que, com os alimentos certos,é possível combater esse estado depressivo.

Alguns alimentos são antifadiga e ajudam-na a preparar o corpo para receber o outono. Vão também revelar-se excelentes aliados para se sentir motivada e cheia de energia!

Equilíbrio emocional e psicológico

Por norma, as tradicionais dietas provocam cansaço, fraqueza, sendo a principal causa deste acontecimento a notória falta de nutrientes essenciais ao bem-estar do organismo. Para que não corra o risco de ficar deprimida e fatigada, deve assegurar-se que o seu regime é composto por alimentos que contêm hidratos de carbono, proteínas, minerais e vitaminas.

Vença o cansaço diário

Com uma vida marcada por vários compromissos e preocupações diárias, muitas vezes começa a ser tomada por um cansaço insuportável. Para que não caia neste desânimo, fique a par de alguns dos alimentos mais energéticos que são responsáveis pelo bem-estar.
Vegetais verde-escuros: Couve, espinafres e folhas de beterraba.
Frutos: Figos secos, abacate, uva passa e banana.
Leguminosas: Ervilha e feijão.
Grãos e derivados ricos em fibras (integrais): Fécula de batata, farelo de trigo, aveia em grãos inteiros e granola.
Nozes e sementes: Amêndoas, amendoim, sementes de girassol e castanha do Pará.
Leite e derivados: Queijos e iogurtes.

Mantenha-se hidratada

Aproximadamente 60 por cento do nosso organismo é composto por água e essa percentagem nunca deve estar em níveis inferiores, até porque a desidratação do corpo pode aparecer mascarada em forma de fadiga. Uma leve desidratação pode deixá-la cansada, sem energia, apática, sonolenta por isso é importante que se mantenha hidratada com as bebidas corretas, como água, chás e sumos naturais. Se ingerir álcool, faça-o com moderação, já que este não só desidrata o organismo, mas também pode perturbar o descanso e ainda originar deficiências de vitamina B.

Dicas essenciais

O arroz, a massa, o pão, preferencialmente integrais, os frutos secos e os legumes fornecem os hidratos de carbono de que necessita para transbordar energia durante todo o dia;
✓ É aconselhável que não salte refeições, e tenha em conta que não deve estar mais de três horas sem comer;
✓ Caso se sinta muito cansada, é possível que esteja com anemia. Desta forma, deve ingerir alimentos ricos em ferro, como é o caso da carne, ovos, frutos secos, legumes, assim como alimentos ricos em vitamina C – laranja, tomate, pimento, quivi, couve, etc.;
✓ De forma a complementar a sua dieta, deve também ingerir algas ou geleias, uma vez que estes produtos são essenciais para combater a fadiga;
✓ As proteínas também são importantes, pois além de fortalecerem o organismo, previnem o aparecimento de infeções. Estas podem ser encontradas na carne, no peixe, nos legumes, no leite e seus derivados e nos ovos;

Outros conselhos a terem conta:

✓ Os cereais, também integrais, são bastante nutritivos e energéticos.
✓ Tente manter-se ativa e fazer exercício. Caminhar ou nadar são atividades que ajudam a aumentar a energia durante o dia e a dormir melhor.
✓ Para se sentir mais animada e cheia de energia, inclua na sua dieta alimentos ricos em ómega 3. A presença deste nutriente no seu organismo fá-la sentir- se mais bem-disposta, uma vez que estimula o metabolismo. Peixes como salmão, anchova e atum são os mais recomendados.
✓ O café e o chá verde ajudam a estimular o sistema nervoso central, dando mais energia, mas evite-os após a hora do lanche, já que podem provocar-lhe insónias.

Leia mais
Nutrição: Perca peso com a dieta californiana

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0