Saúde e Bem-Estar

Ansiedade: Controle-a de forma natural e fique com a cabeça e corpo alinhados

15 Agosto, 2021

Combata a ansiedade de forma natural. Praticar certas atividades desportivas, além de distrair, ajuda na gestão do stress.

No último ano, os efeitos da pandemia na saúde mental têm sido um tema em destaque e problemas como a ansiedade, depressão e o stress voltam a estar no centro das atenções. Por isso, a prática de exercício físico é uma grande aliada tanto na melhora da autoestima, quanto da mobilidade e sociabilidade. Desta forma, conheça algumas atividades que a ajudarão a treinar a mente e a ter uma vida mais saudável, tanto a nível físico como mental, para enfrentar qualquer dificuldade.

Gerir a ansiedade

Pilates

Treino de corpo inteiro que tem como principal objetivo reforçar o pavimento pélvico,
a parte inferior das costas, e os músculos abdominais, melhorando assim a postura geral. A respiração desempenha um papel importante no pilates, tal como no yoga, ajudando a libertar e a maximizar a tensão muscular e é frequente utilizar equipamento adicional, como fitas ou mesmo máquinas especializadas. Esta prática é ideal para aliviar tensão e dores nas costas, fortalecer a coluna vertebral, treinar a flexibilidade e melhorar a postura.

SUP Yoga

Para os amantes das atividades ao ar livre e apaixonados pela água, existe outra forma de praticar yoga, além da praia e dos jardins: é o Sup Yoga. A prática existe uma grande concentração no momento e no agora, para garantir o equilíbrio ao longo da prática e a execução correta dos asanas (posturas). A mente fica assim livre de qualquer outra coisa. A prática na água e ao sol melhora a produção da serotonina, que influencia diretamente o humor, sono e emoções. Assim, o spu yiog melhora o estado de espírito, emocional e físico, proporcionando um total relaxamento mental.

Exercícios aeróbicos

Caminhar cerca de três vezes por semana, por exemplo, já pode contribuir para lidar com a ansiedade e viver a vida com mais leveza. Fazer um programa de treinamento com exercícios aeróbicos de intensidade moderada também é recomendado para ajudar a combater a ansiedade. A concentração no treino ajuda a esquecer as preocupações e os problemas causados por ela, o que já é um grande benefício.

Yoga

Não é segredo que esta antiga disciplina é a chave para trabalharmos a nossa mente. Uma dica é procurar a prática do “yoga moderno”, um tipo de yoga que respeita as antigas tradições do yoga, mas adapta-se ao mundo moderno de hoje e aos corpos contemporâneos, que são muito diferentes dos yogis milenares, uma vez que passamos muitas horas a trabalhar sentados numa cadeira, por exemplo. Existem dezenas de estúdios de Yoga, para todos os gostos e tipos de prática – do Jivamukti ao Hatha, Vinyasa, Ashtanga ou Hot Yoga, entre muitos outros.

Meditação

Embora não seja exatamente uma prática desportiva, a meditação é um treino mental. É um exercício de paciência e constância, ideal para cultivar a presença e a consciência nas nossas vidas, para gerir as emoções e alcançar a paz interior. Tem como benefícios a melhoria do sono e o descanso, a redução da ansiedade, diminuição do aparecimento de sinais e recaídas de depressão, melhorias significativas na memória e no desempenho cognitivo, melhoria da atenção e concentração. Tem e a capacidade de mudar de uma tarefa mental para outra e o alívio significativo dos sintomas de transtorno de stress pós-traumático.

“Focar na minha saúde mental”

Vista como imagem da perfeição, Simone Biles, a superestrela da ginástica norte-americana abandonou a final feminina por equipas dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 em nome da “saúde mental”. A ginasta, de 24 anos, desabafou: “Tenho de fazer o que é certo para mim e tenho de me focar na minha saúde mental. Temos de proteger a nossa saúde e o nosso bem-estar e não fazer apenas o que o Mundo quer que façamos.”

Leia mais
Benefícios da meditação para quem trabalha em casa

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0