Saúde e Bem-Estar

Aposte nestes alimentos de outono para evitar o aumento de peso

31 Outubro, 2021

outono e peso outono e peso

Já estamos no outono, por isso, deixe para lá as saladas de verão e readapte a sua dieta a esta altura do ano para não aumentar o seu peso.

Nas épocas mais frias é muito comum ganhar-se algum peso. Para evitar este problema, tendemos a manter a alimentação que fizemos durante a primavera e o verão. Porém, isto não nos ajuda a ter uma dieta mais diversificada, nem a aproveitar os produtos da época.

Na realidade, o mais benéfico para o seu corpo será alterar a alimentação com a chegada do outono. Ganhará mais alimentos saborosos para acrescentar ao menu e o seu organismo vai agradecer-lhe. É que o nosso corpo responde de forma muito específica à mudança do tempo e, por isso, dizem os especialistas que ele funciona muito melhor quando se comem os alimentos da época. Estes têm os nutrientes necessários, logo a dieta será muito mais rica se a adaptarmos ao período do ano em que estamos.

Nas próximas linhas estão as dicas para um regime alimentar completo. Mantenha ou perca peso ao mesmo tempo que aumenta a sua saúde e previne as doenças que com o frio chegam, como gripes e constipações.

Dê mais valor aos estufados
Se tem uma panela de ferro que possa levar ao lume, há que fazer uso dela e apostar mais na preparação lenta dos vegetais e carnes. Desta forma, a sua comida terá mais sabor e será mais reconfortante. Conseguirá fazer com que a carne fique muito mais tenra, ao mesmo tempo que os alimentos cozidos mantêm mais nutrientes.

Prefira especiarias
É muito fácil cozinhar sem elas, mas com a ajuda das especiarias a sua linha vai manter-se e a sua saúde vai aumentar. Tanto as especiarias como o picante devem fazer parte q.b. da sua dieta equilibrada. Cominho, erva-doce, canela, noz-moscada ou gengibre acrescentam mais “calor” às suas refeições e vão ajudá-la a fazer melhor a sua digestão.
A pimenta e o picante também são bons aliados e, por isso, são de incluir, sempre a seu gosto, claro.

Os que vêm da terra
A batata, o nabo, a cenoura, a abóbora, a beringela ou a curgete são alimentos desta estação que vão trazer ao seu prato muito mais cor, sabor, nutrientes e, por isso, mais saúde ao seu corpo.

Citrinos todos os dias
Aproveite as laranjas, clementinas, toranjas ou tangerinas que por aí há nesta época. Estes citrinos são conhecidos como as fontes de vitamina C por excelência e são ótimos durante a época mais fria. Ajudam ainda a prevenir as gripes e as constipações.

Feijão, o verdadeiro aliado
As leguminosas, como o feijão, são reconfortantes, fibrosas e uma ótima fonte de proteína. O feijão maior, que demora mais tempo a cozer, encaixa muito bem nos dias mais frios. Deixe-o de molho durante a noite e coza-o durante umas horas no dia seguinte.

Trocas inteligentes, sempre!
Se durante o verão andou a abusar dos cereais ao pequeno-almoço, está na hora de apostar, agora, na aveia. É que os grãos integrais, como a aveia, são ideais para ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e promovem uma saciedade muito mais duradoura do que os típicos cereais de pequeno-almoço.

Atenção às gorduras boas
Apesar de muitas pessoas dizerem na gíria que nos devemos afastar das gorduras, elas falam das gorduras más. Deve, sim, cozinhar com gorduras, mas boas, como azeite ou óleo de sésamo ou de coco. Estes ingredientes enriquecem o sabor dos produtos frescos do outono. Para além disso, elas ajudam a que as vitaminas A, E e K, presentes na batata-doce, na abóbora, nos brócolos e nos legumes de folhas verdes, sejam mais fáceis de ser absorvidas pelo seu corpo.

Leia ainda:

RAINHA ISABEL II: A DIETA QUE A SOBERANA ADORA E LHE DÁ ANOS DE VIDA

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0