Saúde e Bem-Estar

As 12 dicas infalíveis do que deve fazer no novo ano 2023

1 Janeiro, 2023

dicas infalíveis dicas infalíveis

Já pensou no que quer mesmo fazer em 2023? Inspire-se nas ideias que lhe sugerimos, prepare a sua lista e saiba como cumprir estas resoluções.

Nesta altura, muitas pessoas fazem um balanço e preparam as resoluções de ano novo. A forma física, o trabalho e a vida familiar são o foco do que se pretende para o novo ano. Mas as decisões de mudança devem também passar pela atenção que dedicamos ao nosso organismo e pela forma como ouvimos o nosso eu interior. Embora pareçam ser as mesmas todos os anos, devemos ser fiéis às nossas intenções, por isso a chave para este ano é ser específica naquilo que pretende.

Alimentação focada em nutrientes

Muitas vezes caímos na monotonia, até mesmo naquilo que comemos. Devemos fornecer ao corpo o que ele precisa, uma variedade de nutrientes, para que possamos ter um bom desempenho em qualquer atividade que façamos. Acreditamos que os hidratos de carbono são os inimigos da silhueta perfeita, mas esquecemos que são eles que nos dão energia.

Já a falta de fruta e vegetais na nossa dieta aproxima-nos de doenças crónicas, como o cancro, por isso o seu consumo é também importante. Fique atenta à ingestão dos nutrientes cada vez que come.

Menos queixas e mais agradecimento

Focar-se no que é bom, mesmo nos piores cenários, faz parte de uma mente positiva. Devemos aprender a reclamar menos. Direcione a sua energia para as coisas boas e seja grata por tudo o que conseguiu. Não ganhamos nada ao viver dos nossos medos. Encare a vida de forma diferente
e mude de ambiente caso seja necessário.

Casa perfumada

Como o cheiro está associado às partes do cérebro que processam emoções e armazenam lembranças, certos aromas podem afetar o humor. Pesquisas mostram que a baunilha deixa as pessoas mais relaxadas e alegres, enquanto a hortelã-pimenta pode aumentar a energia e a lavanda pode diminuir o stress.

Dormir melhor

O sono insuficiente reduz a resistência ao stress e às infeções, além de ser responsável, por exemplo, por falta de concentração e tendência para engordar. Se tem o hábito de dormir menos de sete horas por noite, institua este ritual: faça um jantar leve, troque a televisão e o tablet pelo pijama e assegure-se de que o seu quarto está escuro e a uma temperatura amena.

Vegetariana uma vez por semana

O descanso de alimentos de origem animal é importante para o nosso organismo, assim como de alimentos processados ​​e ricos em sódio. O nosso fígado precisa de uma pausa de vez em quando para poder metabolizar todas as proteínas que consumimos. Com um dia de sumo ou apenas eliminando os produtos de origem animal, sentir-se-á mais “limpa” no dia seguinte.

365 dias de amor-próprio

Pare de fazer comentários negativos. Cultive o amor-próprio e não tente mudar o seu corpo completamente. O desejo pelo corpo perfeito às vezes impede-nos de ver as qualidades que já temos. Ame o seu corpo todos os dias. Trabalhe para melhorá-lo e destacar o que já possui, pois não é necessário alterá-lo.

Dividir o tempo

A multitarefa não a torna mais eficiente, mas deixa-a stressada. Se o seu foco for dividido, provavelmente ficará ansiosa quando novas tarefas surgirem e quando as antigas ainda estiverem incompletas. Em vez disso, organize as suas atividades em partes do tempo, como aquele em que está com as crianças, o tempo do projeto X e o tempo de cozinhar, e depois comprometa–se a dirigir o seu foco para essas atividades naquele período.

Cumpra pequenas metas ao longo do dia

Fazer os check-ups eternamente adiados

Há quanto tempo anda a adiar aquela consulta de rotina ou check-up geral que promete fazer todos os anos? Deixe de parte as promessas e inclua estas marcações nas suas resoluções de ano novo. Principalmente a partir de determinadas idades, os check-ups são fundamentais para detetar alguns problemas de saúde. São exemplos disso os rastreios do cancro da próstata, no caso dos homens, e do cancro de mama, nas mulheres.

Desconexão digital

Deixe de lado o seu telemóvel, o tablet e até mesmo o portátil. Diga adeus às redes sociais e à Netflix pelo menos um dia durante o fim de semana. Devíamos passar mais tempo ao ar livre, respirar ar puro, ler um livro e desfrutar da Natureza. Se estiver com dificuldade, comece com um desafio de horas, até que se torne um dia inteiro.

Cultivar o relaxamento

Existem muitas maneiras de relaxar, seja com ioga, meditação ou qualquer atividade que clareie a sua mente. Somos todas diferentes, então não pense que falhou se não consegue fazer meditação sonora, como a sua melhor amiga, por exemplo. Pense numa atividade que a deixe feliz e que não a faça pensar em mais nada. Pode ser cozinhar, caminhar ou tomar um simples banho.

Procrastinar menos

Uma das melhores maneiras de acabar com a procrastinação é aprender a comprometer-se consigo mesma. Comece o ano a criar pequenas metas ao longo do dia. Um dos erros mais comuns em pessoas que deixam tudo para o dia seguinte é não conseguir completar sequer as tarefas mais simples. Então vá com calma, aprenda a gerir o seu tempo e as suas emoções e garanta as pequenas conquistas do dia.

Ser mais sustentável

Reduzir, reciclar e reutilizar: comece o mês de janeiro colocando em prática os três “Rs” da sustentabilidade! Para ter um consumo mais consciente e sustentável, basta começar a fazer a reciclagem do lixo, evitar o uso de sacos de plástico, investir numa alimentação orgânica sem desperdiçar os alimentos…

 

 

Leia ainda:

SEXO: O QUE DEVE MUDAR EM 2022 PARA MELHORAR OS SEUS HÁBITOS SEXUAIS

 

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0