Saúde e Bem-Estar

As férias já acabaram? Tem 5 razões para estar feliz!

4 Setembro, 2019

Voltar ao trabalho depois de um período de férias é sempre difícil, especialmente no verão. Damos-lhe cinco motivos para apreciar este regresso à rotina com outros olhos.

Regressar ao trabalho depois de um período de férias é sempre difícil, especialmente no verão, quando as temperaturas quentes ainda se fazem sentir fora do escritório.

Estudos internacionais indicam que cerca de 35 por cento das pessoas que regressam ao trabalho, após um período de férias, sentem um ou mais sintomas da síndrome pós-férias, especialmente entre os 25 e 40 anos.

Stress, tristeza, irritabilidade, fadiga, perda de energia, ansiedade e perturbações do sono são os sinais mais comuns.

O segredo para evitar o típico stress pós-férias ou os pensamentos de angústia que podem surgir depois deste período de descanso passam pelo foco nas mais-valias do seu trabalho e pela introdução de pequenos momentos de prazer no seu dia a dia.

O site da revista Maria reuniu cinco razões para encarar o fim de férias e o regresso à rotina com «outros olhos».

  1. O trabalho é realmente saudável

    Estudos internacionais mostram que as pessoas que continuam a trabalhar depois da reforma, geralmente, são mais saudáveis ​​do que aquelas que desistem da rotina do trabalho. Num estudo realizado no Reino Unido, cerca de 70 por cento das mulheres que trabalham, com idades entre os 55 e os 75 anos, descreveram a sua saúde como boa, em comparação com menos de metade das mulheres reformadas. O mesmo estudo revelou ainda que os homens da mesma idade que estão empregados também eram mais saudáveis.

  2. A adrenalina do trabalho promove o bem-estar

    Trabalhar sob pressão pode ser um ótimo energizante natural. Em situações stressantes, o nosso cérebro liberta substâncias químicas que preparam o nosso corpo para lidar com o stress de forma eficaz. As hormonas libertadas como a adrenalina e a noradrenalina aumentam a frequência cardíaca, aumentam o oxigénio e desencadeiam uma onda de energia que nos ajuda a tomar decisões instantâneas. Para além disso, quando a adrenalina é acionada, também são libertadas outras substâncias químicas, como a serotonina e a endorfina, conhecidas como as hormonas do bem-estar.

  3. Vai sentir-se com mais energia

    É natural que durante as férias tenha aproveita para descansar, dormir e repor energias. Por isso, podemos dizer que esta é uma boa fase para realizar todas as tarefas que tinha pendentes antes de ir de férias e que andava a adiar há meses. Aproveite que tem as energias renovadas para se dedicar à organização da sua casa e do seu escritório. Depois de terminar estas tarefas pendentes, aproveite a sensação de alívio que é muito compensadora.

  4. Vai ter menos oportunidades para gastar dinheiro

    Lembre-se também que, enquanto está a trabalhar, não só está a ganhar dinheiro como também gasta menos. Um estudo britânico, realizado em 2014 pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas revelou que cerca de 40 por cento das compras realizadas durante as férias pelos britânicos foram feitas por impulso.

  5. É o momento ideal para mudar «para melhor»

É difícil pensar objetivamente sobre as nossas escolhas de vida e de trabalho quando estamos na nossa rotina habitual, por isso, as férias são sempre uma excelente oportunidade para refletir sobre o rumo que queremos dar à nossa vida e sobre o que gostaríamos de mudar no nosso trabalho. Quando regressar, tome uma atitude. Se não está satisfeita com alguns aspetos do seu trabalho, converse com o seu chefe sobre o que gostaria de mudar. Se não está feliz onde está, talvez esteja na hora de mudar de emprego.

Veja também: Um em cada cinco casais terminam relação depois das férias
Texto: Sofia Santos Cardoso | Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0