Tem asma e receio de praticar exercício físico? Os especialistas dizem que o desporto pode ser muito benéfico para a sua saúde. A sua prática de forma regular pode mesmo ajudar a controlar as crises de falta de ar, promovendo a qualidade de vida plena e saudável do doente. Trinta minutos de exercício físico por dia ao longo de todo o ano é o que basta para controlar sintomas da asma. De acordo com um estudo, os praticantes de atividade física regular têm quase três vezes mais probabilidade de controlar os seus sintomas da asma de forma adequada.
Leia ainda: Com 42 quilos, Bruna Gomes choca fãs e confessa: Um período difícil
O desporto favorece o controlo da doença asmática pelo condicionamento físico que provoca, nomeadamente muscular, encoraja um estilo de vida ativo, pela prevenção da obesidade ou excesso de peso e pelo progressivo aumento da tolerância ao esforço.
Desportos recomendados para quem tem asma
– Caminhar: 30 a 40 minutos por dia melhora a circulação sanguínea e a atividade cardiorespiratória, aumentando, desta forma, a captação do oxigénio pelo sangue.
– Andar de bicicleta: Fortalece os músculos das pernas. Inicialmente deve andar devagar e sempre numa ciclovia com pouco movimento.
– Natação: É um desporto muito completo, que vai ajudá-la a aumentar a capacidade respiratória. Nade pelo menos 30 minutos por dia ou faça uma hora de natação três vezes por semana.
– Futebol: Poderá praticar esta modalidade semanalmente, sem entrar em crise asmática, mas evite fazê-lo quando estiver muito frio.
Saiba que…
Iron Asthma é uma campanha de sensibilização que procura combater os principais mitos associados ao exercício físico e à asma, com o intuito de demonstrar os benefícios de um estilo de vida saudável.
Veja também: Como ajudar mães deprimidas. Especialista alerta para saúde mental
Siga a Revista Maria no Instagram