Saúde e Bem-Estar

Batch cooking: Método que ajuda a preparar marmitas para toda a semana

23 Maio, 2021

O batch cooking permite poupar tempo e dinheiro. Inspire-se nesta tendência e ganhe qualidade de vida sem descurar a alimentação.

Ter uma alimentação saudável, mesmo quando se tem pouco tempo para cozinhar, é possível. O método batch cooking aposta na organização para poupar tempo e dinheiro. A ideia é cozinhar todos os pratos, de uma semana, de uma só vez e em apenas duas horas.

Depois, basta colocar o resultado em recipientes herméticos no frigorífico e congelador. Durante a semana, terá apenas de ligar o forno ou o microondas e aquecer o que quer comer. Para além de ser um método inteligente, é uma forma de se alimentar de maneira saudável, sem recorrer a produtos ultracongelados.

Aposte na organização com o método batch cooking

LISTA DE COMPRAS

Tudo começa com um planeamento minucioso. Antes de ir às compras, deverá ter uma ideia exata do menu da semana, para saber o que precisa adquirir. Se necessita de ajuda, existem muitos sites com sugestões de cardápios saudáveis.

CONSERVAÇÃO

Depois da preparação, os alimentos devem ser armazenados em recipientes herméticos, preferencialmente de vidro. As saladas podem ficar no frigorífico a uma temperatura de quatro graus e podem ser mantidas desta forma cerca de três dias. Ou seja, se cozinha no domingo à tarde, pense em comer estes pratos até quarta-feira à noite.

CARNE E PEIXE

Estes alimentos mais frágeis, como carne e peixe, devem ser preparados preferencialmente em ensopados, cozidos ou num guisado…

DESCONGELAÇÃO

Tome cuidado na hora de descongelar alimentos. Não os deixe na bancada à temperatura ambiente, sobretudo no verão, pois as bactérias podem proliferar e produzir toxinas. Descongele-os devagar e com segurança no frigorífico. O método mais simples para reaquecer um prato congelado já cozido é colocá-lo diretamente do congelador para o forno preaquecido.

TEMPEROS SEMPRE PRONTOS

Prepare grandes quantidades de ervas, cenoura, molho de tomate, bolonhesa… e congele os preparados em recipientes individuais. Quando necessitar, é só tirar do congelador e usar.

EMBALAGENS PRÁTICAS

Para servir de acompanhamento, tenha sempre à mão uma embalagem de vegetais já lavados e prontos a servir. Chegado o dia, basta tirar do saco e comer.

O QUE NÃO PODE FALTAR

Aposte em alimentos básicos, fáceis de cozinhar e conservar, como arroz, quinoa, massa, lentilhas, grão-de-bico, feijão… Têm a vantagem de poder ser servidos quentes ou frios.

Leia mais
Lava os ovos antes de cozinhar? Não devia!

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0