Saúde e Bem-Estar

Beleza íntima: A sua vulva merece alguns cuidados…

9 Abril, 2023

vulva zona íntima mulher

Na hora da higiene não é tudo a mesma coisa e tratar da nossa vulva requer uma atenção específica. Veja aqui alguns cuidados a ter.

A vulva deve ter cuidados especiais. Quando tomamos banho esquecemos que a nossa zona íntima requer uma higiene específica, cuidado que é essencial no controlo e prevenção de infeções. A vagina tem um pH ácido, mais ácido do que a pele do resto do corpo, o que ajuda a manter as bactérias boas (os lactobacilos) saudáveis e a controlar as bactérias más. Ora, daí ser necessário respeitar hábitos adequados de higiene íntima e evitar perturbar o equilíbrio do pH e, consequentemente, prevenir infeções vaginais.
Se lava a zona da vulva com gel que usa no corpo, se faz lavagens internas através de duches vaginais ou se excede o número de vezes que deve fazer a higiene íntima ao longo do dia, pode perturbar o equilíbrio do pH da sua vagina, causando ou agravando problemas como mau odor, secura vaginal ou infeções recorrentes.

A vagina limpa-se naturalmente a si própria, produzindo um lubrificante que arrasta consigo a “sujidade” para o exterior, por isso, o melhor é lavar-se simplesmente por fora com água quente e produtos sem perfume e suaves, especialmente desenvolvidos para essa zona.

Rotinas a seguir para a sua vulva

 Evitar a lavagem apenas com água, porque pode agravar a secura e a comichão;
 Utilizar produtos de limpeza hipoalergénicos e com pH adequado (entre 4,2 e 5,6);
 Lavar apenas uma vez por dia e evitar os banhos de assento – a menos que tenham indicação médica;
 Não se lavar com esponjas ou luvas, mas apenas com a mão;
 Evitar o uso regular de pensos diários;
 Usar roupa interior larga de algodão ou seda ou dormir sem roupa interior;
 Evitar sabonete, gel de banho, esfoliante, banho de espuma ou lenços humedecidos;
 Evitar o uso de produtos antisséticos, exceto se recomendados pelo médico.

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0