Saúde e Bem-Estar

Bons hábitos para uma vida longa. Mude já a sua rotina!

25 Janeiro, 2021

Tudo pelos bons hábitos! Viver mais tempo e com maior qualidade está ao alcance da maioria. Basta livrar-se de práticas pouco saudáveis.

Está na hora de apostar em bons hábitos! A saúde tem, afinal, de contas muito pouco a ver com a genética. Embora a história dos nossos antepassados diretos tenha alguma influência, são sobretudo as más práticas que minam a nossa saúde e acabam por nos provocar problemas. Deixar de fumar e evitar as bebidas alcoólicas são as atitudes mais óbvias para quem procura a longevidade, mas há outras formas bem menos conhecidas.

Hábitos saudáveis

PRATOS COLORIDOS

Sempre que cozinhar, dê especial atenção à cor dos seus alimentos. No final, o seu prato deve ser o mais colorido possível. Muito verde (legumes), vermelho (tomates, pimentos), amarelo (milho) e rosa (salmão). Para além disso, consuma sempre porções pequenas. Pesquisas mostram que uma redução de apenas dez por cento na ingestão normal de calorias pode aumentar a vida útil máxima por afastar um grande número de doenças.

LEVANTE-SE!

Fazer atividade física é fundamental para viver mais. Quinze minutos de exercícios por dia podem adicionar três anos à sua expectativa de vida. Mas se não tem tempo ou não gosta de fazer exercício, há outras alternativas que têm um grande impacto na sua saúde. Primeiro, basta não ficar tanto tempo sentada. Depois, basta caminhar. Se der entre seis e dez mil passos todos os dias, é garantido que viverá mais tempo.

SEJA FELIZ!

A felicidade é um estado de espírito. Sentir-se bem pode aumentar significativamente a sua longevidade. Aliás, vários estudos demonstraram que as pessoas que se descrevem a si mesmas como felizes têm uma percentagem menor de morte prematura. E para ser mais feliz basta ter mais amigos. Mesmo em confinamento, aposte nas videochamadas.

UM BOM PADRÃO DE SONO

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde. É ele que regula a função celular e ajuda o corpo a regenerar-se. Um estudo recente relata que a longevidade está ligada a padrões de sono regulares. Dormir menos do que cinco horas por noite está ligado a um risco 12 por cento maior de morte prematura. Porém, atenção, porque dormir mais do que oito horas por noite também diminui a esperança de vida em 38 por cento.

FAÇA EXERCÍCIOS MENTAIS!

Se é fã de palavras cruzadas, jogos de enigmas ou gosta simplesmente de decorar poemas, bem como de aprender novas línguas tem grandes hipóteses de viver mais anos. Forçar a cabeça a trabalhar aumenta a capacidade intelectual, adia doenças como Alzheimer, ao mesmo tempo que ativa o coração e os sistemas circulatório e nervoso.

HIDRATE-SE!

Contrariamente ao que tem sido divulgado, não é obrigatório beber dois litros de água por dia para ser saudável. A quantidade certa depende da temperatura e humidade atmosférica. Deve, isso sim, garantir que tem o corpo convenientemente hidratado. Para tal, basta beber água quando tem sede. Mas não só. Não se esqueça de hidratar convenientemente o rosto e corpo. A pele é a primeira barreira contra os agentes nocivos da atmosfera, pelo que deve estar sempre numa forma ótima, para que esteja protegida.

Leia mais
Queda de cabelo: Estes são os 5 hábitos que agravam o problema. Saiba porquê

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0

 
Top